Imagem Blog

Histórias do futebol carioca Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Blog
Continua após publicidade

Quando mais de um carioca disputou a Libertadores

A Libertadores começou a ser disputada em 1960, e desde então o Brasil já foi representado por 1, 2, 3, 5 ou 6 clubes, mas nunca houve uma edição com a participação dos 4 grandes cariocas, sequer com 3 deles. Somente duas vezes houve Libertadores com a participação de mais de um carioca. Fluminense e […]

Por Bruno Salles
Atualizado em 25 fev 2017, 19h33 - Publicado em 20 out 2011, 03h42

A Libertadores começou a ser disputada em 1960, e desde então o Brasil já foi representado por 1, 2, 3, 5 ou 6 clubes, mas nunca houve uma edição com a participação dos 4 grandes cariocas, sequer com 3 deles. Somente duas vezes houve Libertadores com a participação de mais de um carioca. Fluminense e Vasco em 1985 e Flamengo e Fluminense em 2008.
Em 1985, na 1ª fase da Libertadores, os grupos eram divididos por países e os cariocas, únicos representantes brasileiros, ficaram no grupo com os argentinos Argentinos Juniors e Ferro Carril Oeste e se saíram muito mal, não conseguiram ganhar um jogo sequer e foram eliminados ainda na 1ª fase.
Em 2008, não havia mais a divisão de grupos por países e, ao final da 1ª fase, havia uma classificação geral para definir os cruzamentos das fases de mata-mata. E os cariocas brilharam. O Flu foi o melhor e o Fla o 2º melhor da fase de grupos. O brilho rubro-negro só durou mais um jogo, o de ida das oitavas, quando venceu o America no Azteca por 4×2, mas na volta foi eliminado com a humilhante derrota de 3×0 para Cabañas e cia. O brilho tricolor durou muito mais, com classificações históricas contra o São Paulo nas quartas e Boca nas semifinais. Mas quando a taça parecia certa, apareceu a LDU. O Flu perdeu na altitude de Quito, ganhou no Maracanã, mas perdeu o título nos pênaltis.
Em breve saberemos quem serão os outros representantes brasileiros na Libertadores de 2012, junto com Santos e Vasco. Pelo andar da carruagem são grandes as chances de termos, pela primeira vez, todos os grandes do Rio na competição.

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.