Imagem Blog

Histórias do futebol carioca Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Blog
Continua após publicidade

Esquisitices nas regras para o rebaixamento.

Todo mundo viu, reviu, debateu e opinou sobre a queda do River Plate para a Segundona Argentina. E foi sempre necessário um parênteses explicativo sobre a fórmula de rebaixamento por lá. Também não é preciso lembrarmos aqui dos grandes times cariocas que já passaram por esse dissabor. O que pouca gente lembra é que o […]

Por Bruno Salles
Atualizado em 25 fev 2017, 19h39 - Publicado em 29 jun 2011, 20h15

Todo mundo viu, reviu, debateu e opinou sobre a queda do River Plate para a Segundona Argentina. E foi sempre necessário um parênteses explicativo sobre a fórmula de rebaixamento por lá. Também não é preciso lembrarmos aqui dos grandes times cariocas que já passaram por esse dissabor. O que pouca gente lembra é que o Campeonato Brasileiro também já teve suas armadilhas para proteger os grandes.

Em 1995 a fórmula do campeonato previa o rebaixamento das duas piores equipes entre as 24 participantes. Mas, se por acaso um campeão brasileiro ficasse numa dessas posições, teria direito a disputar em jogos de ida e volta com o clube imediatamente acima na tábua de classificação (excluindo-se outros campeões) o direito de permanecer na Primeira Divisão no ano seguinte. Paysandu e União São João terminaram nas últimas posições e não houve necessidade deste tipo de disputa. Mas dois cariocas, Flamengo e Vasco, que terminaram apenas 6 pontos acima da zona da degola, passaram boa parte do campeonato na iminência de disputar a permanência para o ano seguinte em confronto direto com algum “sem-título”.

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.