Imagem Blog

Histórias do futebol carioca Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Blog
Continua após publicidade

Entenda a Copa Rio, torneio internacional conquistado pelo Flu em 1952

No último dia 2 de agosto o Fluminense comemorou 60 anos do título da Copa Rio de 1952. Os tricolores se auto proclamam campeões do mundo. Os torcedores dos outros times dizem que foi só um torneiozinho. O blog vai ajudar a se entender o tamanho daquela competição. Depois da enorme frustração decorrente da derrota […]

Por Bruno Salles
Atualizado em 25 fev 2017, 19h20 - Publicado em 8 ago 2012, 02h05

No último dia 2 de agosto o Fluminense comemorou 60 anos do título da Copa Rio de 1952. Os tricolores se auto proclamam campeões do mundo. Os torcedores dos outros times dizem que foi só um torneiozinho. O blog vai ajudar a se entender o tamanho daquela competição.

Depois da enorme frustração decorrente da derrota para o Uruguai na decisão da Copa de 1950, a CBD, com o apoio da Prefeitura do Rio e a autorização da FIFA, organizou o Torneio Internacional de Clubes Campeões, que ficou conhecido como Copa Rio.

A ideia era trazer clubes que fossem os atuais campeões de diversos países para dar prestígio ao primeiro torneio de certo porte reunindo clubes da Europa e das Américas. A primeira edição foi em 1951, com os seguintes participantes: Vasco, campeão carioca de 1950; Sporting, campeão português de 1951; Áustria Viena, campeão austríaco de 1950; Nacional, campeão uruguaio de 1950; Palmeiras, campeão paulista de 1950; Juventus, campeão italiano de 1950; Estrela Vermelha, campeão iugoslavo de 1951; e Nice, campeão francês de 1951. O Palmeiras foi o campeão, vencendo o Juventus na decisão.

A segunda edição em 1952 contou com: Peñarol, campeão uruguaio de 1951; Grasshopper, campeão suíço de 1952; Fluminense, campeão carioca de 1952; Sporting, campeão português de 1952; Saarbrücken, vice-campeão alemão de 1952, Libertad, vice-campeão paraguaio de 1952; Corinthians, campeão paulista de 1952; Austria Viena, vice-campeão austríaco de 1952. O Tricolor foi campeão superando o Corinthians na decisão.

Continua após a publicidade

A edição de 1951 foi muito mais interessante que a de 1952, até pelo ineditismo. Prova disso são os públicos das decisões. Cerca de 100.000 pessoas para ver Palmeiras x Juventus em 1951 e cerca de 65.000 para ver Fluminense x Corinthians em 1952. Diga-se que o Corinthians foi finalista por ter superado o Peñarol nas semifiais com uma vitória de 2×1 e outra por W.O., outro exemplo da perde de prestígio da 1ª para a 2ª edição. Além do fato de que metade dos participantes estrangeiros da edição de 1952 eram vice-campeões nacionais. Ademais, não custa lembrar que em nenhuma das duas edições houve a participação de times argentinos, espanhóis ou ingleses.

Dito isto, fica a constatação que foi um torneio interessante, que movimentou o futebol brasileiro com a presença de diversas equipes estrangeiras, palmeirenses e tricolores têm mais é que se orgulhar das conquistas, mas não há porque se falar em campeonato mundial de clubes.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.