Imagem Blog

Histórias do futebol carioca Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Blog
Continua após publicidade

Copa América

Começa na próxima sexta a 43ª Copa América. Desde o final do século XX a Seleção Brasileira tem exercido um domínio quase absoluto na competição, sendo campeão em 4 das últimas 5 edições, em 1997 na Bolívia, 1999 no Paraguai, 2004 no Peru e 2007 na Venezuela, deixando de conquistar o título apenas em 2001, […]

Por Bruno Salles
Atualizado em 25 fev 2017, 19h39 - Publicado em 29 jun 2011, 03h31

Começa na próxima sexta a 43ª Copa América. Desde o final do século XX a Seleção Brasileira tem exercido um domínio quase absoluto na competição, sendo campeão em 4 das últimas 5 edições, em 1997 na Bolívia, 1999 no Paraguai, 2004 no Peru e 2007 na Venezuela, deixando de conquistar o título apenas em 2001, quando a Colômbia levantou a taça jogando em casa. Situação diametralmente oposta à das primeiras 8 décadas da competição, quando Uruguai e Argentina revezavam-se no domínio do torneio, ficando a Seleção Brasileira restrita a conquistar os títulos disputados dentro das nossas fronteiras. Desse período restou, ao menos, um orgulho para os cariocas. Até 1997, quando foi campeã pela primeira vez fora de casa, a Seleção Brasileira havia conquistado todos os seus 4 títulos em estádios cariocas. Foram dois títulos no Estádio das Laranjeiras, em 1919 e 1922, um em São Januário, em 1949 e, depois de 4 décadas de jejum, um título no Maracanã, em 1989. Em 2015, dois anos depois da Copa das Confederações, um ano depois da Copa do Mundo e um ano antes das Olimpíadas, a Copa América volta ao Brasil. É provável que as sedes sejam cidades não contempladas nessas outras competições, mas se a escolha fosse na base da supertição, certamente a decisão seria de novo em solo carioca.

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.