Imagem Blog

Histórias do futebol carioca Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Blog
Continua após publicidade

Carioca de 2014, o pior Botafogo de todos os tempos. O pior Botafogo ou o pior Carioca?

Encerrada a primeira fase do Carioca de 2014, o fato que chama atenção, além da pífia média de público e do grande desinteresse do torcedor, assuntos que serão novamente abordados após o fim do campeonato, é a péssima campanha do Botafogo. Quase sempre, nas últimas três décadas, que a fórmula do Carioca classificou quatro times […]

Por Bruno Salles
Atualizado em 25 fev 2017, 18h44 - Publicado em 25 mar 2014, 05h36

Encerrada a primeira fase do Carioca de 2014, o fato que chama atenção, além da pífia média de público e do grande desinteresse do torcedor, assuntos que serão novamente abordados após o fim do campeonato, é a péssima campanha do Botafogo.

Quase sempre, nas últimas três décadas, que a fórmula do Carioca classificou quatro times para a fase final o Botafogo acabou ficando de fora, logo, sob esse ponto de vista, não chega a ser uma novidade que o Carioca seja decidido por Fla, Flu, Vasco e um pequeno. Relembre:

Carioca de 1987, 3º turno com quatro times, Bangu participou e o Botafogo não.

Carioca de 1988, 3º turno com quatro times, Americano participou e o Botafogo não.

Continua após a publicidade

Carioca de 1994, decidido em quadrangular, com os quatro grandes participando.

Carioca de 2003, decidido em semifinais e finais, como agora em 2014, Americano participou e o Botafogo não.

Mas em 2014 o Botafogo não se limitou a ficar de fora do grupo de quatro times que decidiram o título. Com 4 vitórias, 5 empates e 6 derrotas, 37,8% de aproveitamento e saldo de gols negativo, o alvinegro terminou em 9º lugar entre 16 participantes, o que significa a pior campanha da história.

Continua após a publicidade

Mas aqui cabe uma reflexão. O Botafogo de 2014 está longe de ser o pior Botafogo de todos os tempos, a torcida do Botafogo não está triste nem revoltada nem desesperada nem envergonhada com essa campanha, pois entende que é consequência da prioridade dada à Libertadores.

Talvez a gente chegue à conclusão que o Carioca de 2014 é o pior de todos os tempos e o Botafogo apenas fez uma campanha tão ruim quanto o campeonato que (não) disputou, e a pouca ou nenhuma repercussão disso é uma clara demonstração do tamanho da desimportância com que os estaduais, hoje, são encarados por torcedores e profissionais do futebol, mas se mantém no calendário para deleite de cartolas diversos.

Muitos jogadores e torcedores do Botafogo foram poupados ao longo do Carioca de 2014, mas ninguém parece muito preocupado

Muitos jogadores e torcedores do Botafogo foram poupados ao longo do Carioca de 2014, mas ninguém parece muito preocupado

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.