Brasil x Inglaterra no Maracanã, a história de todos os confrontos

Faltam poucos dias para o carioca que gosta de futebol reencontrar seu templo. Há muita curiosidade sobre como ficou o novo Maracanã, qual a visão que se terá do jogo, o que ficou melhor, que características antigas vão deixar saudades, qual, afinal, será a relação a se (re)estabelecer entre o templo e seus fiéis. O […]

Faltam poucos dias para o carioca que gosta de futebol reencontrar seu templo. Há muita curiosidade sobre como ficou o novo Maracanã, qual a visão que se terá do jogo, o que ficou melhor, que características antigas vão deixar saudades, qual, afinal, será a relação a se (re)estabelecer entre o templo e seus fiéis.

O jogo que marca a reabertura do estádio é um amistoso entre Brasil e Inglaterra, que se enfrentarão pela sexta vez no estádio. Veja a lista e algumas curiosidades

1. Brasil 2 x 0 Inglaterra, amistoso, 13/5/1959.
Brasil: Gilmar, Djalma Santos, Bellini, Orlando (Formiga) e Nilton Santos; Dino Sani e Didi; Julinho Botelho, Henrique Frade, Pelé e Canhoteiro. Técnico: Vicente Feola.
Gols: Julinho Botelho e Henrique Frade.
Foi o primeiro jogo da Seleção no Maracanã após a conquista da Copa do Mundo de 1958. Para surpresa de todos, a escalação anunciada tinha o paulista Julinho Botelho e não o carioca Garrincha na ponta-direita. Isso gerou uma das maiores e mais célebres vaias que o Maracanã já ouviu. Mas foi também uma, e principalmente, uma incrível demonstração de capacidade de convencer a multidão. Julinho não se abalou com as vaias, jogou seu excelente futebol e a partir dos sete minutos de jogo, quando fez o primeiro gol da Seleção, transformou vaia em aplauso.

Matéria do Programa Loucos por Futebol, da ESPN, sobre o jogo da vaia.

2. Brasil 5 x 1 Inglaterra, Taça das Nações, 30/5/1964.
Brasil: Gilmar, Carlos Alberto Torres, Brito, Joel e Rildo;Dias e Gérson; Julinho Botelho, Vavá, Pelé e Rinaldo. Técnico: Vicente Feola.
Gols: Rinaldo (2), Pelé, Julinho Botelho e Roberto Dias (B), Greaves (I).
Taça das Nações foi um torneio quadrangular disputado como parte das celebrações pelo 50º aniversário da CBD. A goleada contra os ingleses foi a estreia da Seleção, que depois perdeu para a Argentina, que acabaria campeã com três vitórias nos três jogos que disputou, no Pacaembu, e venceu Portugal no Maracanã.

3. Brasil 2 x 1 Inglaterra, amistoso, 12/6/1969.
Brasil: Gilmar, Carlos Alberto Torres, Djalma Dias, Joel e Rildo; Clodoaldo e Gérson; Jairzinho, Tostão, Pelé e Edu (Paulo Cézar Caju). Técnico: João Saldanha.
Gols: Tostão e Jairzinho (B), Bell (I).
Amistoso que marcou a despedida do goleiro Gilmar, bicampeão em 1958 e 1962, da Seleção Brasileira, no centésimo jogo do goleiro defendendo o gol brasileiro.

Imagens do Canal 100 sobre a despedida de Gilmar.

4. Brasil 0 x 0 Inglaterra, amistoso, 8/6/1977.
Brasil: Leão, Zé Maria, Amaral, Edinho e Rodrigues Neto; Toninho Cerezo, Rivellino e Zico; Gil (Zé Mário), Roberto Dinamite e Paulo Cézar Caju. Técnico: Cláudio Coutinho.
Este jogo abriu uma série de amistosos preparatórios para a 2ª fase das Eliminatórias, que começaram para a Seleção em julho de 1977. Naquele junho de 1977, depois do jogo contra os ingleses, recebemos França, Alemanha Ocidental, Polônia, Escócia e Iugoslávia.

5. Brasil 0 x 2 Inglaterra, amistoso, 10/6/1984.
Gols: Barnes e Hateley (I).
Na última vez que as seleções se enfrentaram no Maracanã, o primeiro sucesso inglês no, à época, maior do mundo, com grande destaque para o golaço do ponta-esquerda John Barnes.

Gols do último jogo entre as seleções no Maracanã, narrados em italiano.

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s