Imagem Blog

Gilberto Ururahy Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Gilberto Ururahy, médico
Especialista em medicina preventiva
Continua após publicidade

Os “jovens idosos” brasileiros

A nova geração de idosos está aproveitando para conquistar a vida com mais saúde

Por Gilberto Ururahy
Atualizado em 30 jul 2018, 19h14 - Publicado em 30 jul 2018, 19h03

Um novo perfil de “jovens idosos” começa a chamar a atenção dos médicos e especialistas. Segundo o IBGE, o número de brasileiros com mais de 60 anos superou os 30 milhões em 2017. A tendência é que o envelhecimento da população acelere de forma a, em 2031, o número de idosos superar o de crianças e adolescentes de 0 a 14 anos no Brasil. Em 2017, a população com 60 anos ou mais somou 30,2 milhões. Um ano antes, eram 29,56 milhões e, em 2012, 25,4 milhões – ou seja, em 5 anos, o país ganhou 4,8 milhões de idosos, um acréscimo de 19%.

Esta “nova” parcela da população não tem nada a ver com aquela velha imagem que temos dos idosos. Além de muita disposição e boa saúde, apresenta bons hábitos de vida: se alimentam equilibradamente, praticam exercícios físicos com regularidade, realizam check-up médico periodicamente, corrigindo os fatores de risco para sua saúde quando estes se apresentam no momento dos exames, e estão sempre em busca de motivação.

Para cada ano vivido pela Humanidade, o homem ganha três meses em expectativa de vida. Brevemente, seremos centenários! Não são raros os casos de idosos que chegam às nossas clínicas e apresentam em seus exames resultados melhores do que os de indivíduos bem mais jovens, que estão na casa dos 40 e 50 anos e muitas vezes são hipertensos, sedentários, diabéticos e obesos.

Conforme o Relatório Mundial de Saúde e Envelhecimento, o número de pessoas com mais de 60 anos no Brasil deverá crescer muito mais rápido do que a média internacional. Enquanto a quantidade de idosos vai duplicar no mundo até o ano de 2050, ela quase triplicará em nosso país.

A nova geração de idosos está aproveitando para conquistar a vida com mais saúde. São pessoas mais ativas, com vida sexual e intelectual, que adotaram novos hábitos porque querem viver mais e melhor.

Continua após a publicidade

E você, leitor, com que estilo de vida está caminhando para a sua terceira idade?

 

Gilberto Ururahy é médico há 39 anos, com longa atuação em Medicina Preventiva. Em 1990, criou a Med Rio Check Up, líder brasileira em check up médico. É detentor da Medalha da Academia Nacional de Medicina da França e autor de três livros: “Como se tornar um bom estressado” (Editora Salamandra), “O cérebro emocional” (Editora Rocco) e “Emoções e saúde” (Editora Rocco).

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.