Imagem Blog

Gilberto Ururahy Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Gilberto Ururahy, médico
Especialista em medicina preventiva
Continua após publicidade

Mexa-se!

O Rio é uma academia a céu aberto. Então, o que você está esperando?

Por Gilberto Ururahy
Atualizado em 20 jul 2018, 16h56 - Publicado em 20 jul 2018, 14h59

Outro dia, percorrendo a Zona Sul a caminho do Aeroporto Santos Dumont, tive a oportunidade de tirar os olhos do celular e observar o entorno. Como o Rio é bonito nesses dias de sol ameno de inverno! E me chamou a atenção o fato de que muitos cariocas aceitam o convite silencioso à prática de exercícios feito por nossa cidade.

Bicicleta, corrida, natação, musculação, patins, beach tênis, vôlei de praia… são muitos os esportes que podem ser praticados na cidade, todos de graça! Só é sedentário quem quer. E com tudo que a ciência já nos ensinou, o sedentarismo não é uma opção inteligente para quem leva uma vida agitada em cidade grande.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o sedentarismo é considerado o quarto principal fator de risco de morte em todo o mundo. Uma pesquisa de recente mostrou que o sedentarismo mata mais que o hábito de fumar. A ausência de exercícios físicos regulares é um perigoso hábito de vida, que hoje se observa desde crianças até os mais idosos.

O sedentarismo está relacionado às diversas doenças crônicas, como diabetes, pressão alta, doenças do coração, osteoporose, que aparecem cada vez mais cedo na população.

A atividade física regular proporciona vários benefícios à saúde e melhora na qualidade de vida, como aumento de bem-estar e da qualidade de vida, melhora na qualidade do sono, da libido e nas defesas do organismo, além do combate a depressão.

Continua após a publicidade

É importante ressaltar que passear com o cachorro ou subir escadas são atividades físicas, mas não exercícios físicos. Seus resultados são limitados. Exercícios físicos são uma sequência de movimentos executados de forma planejada e com um determinado objetivo a ser atingido. Uma caminhada com tempo e distância programados, por exemplo, é um exercício físico, pois tem um objetivo, que pode ser emagrecer. Sendo assim, vamos deixar claro que aquela pelada a cada quinze dias com os amigos não conta como exercício físico, ok?

Faça como muitos cariocas que já adotaram o Rio como uma academia a céu aberto e descubra qual exercício mais o agrada e… mexa-se!

Gilberto Ururahy é médico há 39 anos, com longa atuação em Medicina Preventiva. Em 1990, criou a Med Rio Check Up, líder brasileira em check up médico. É detentor da Medalha da Academia Nacional de Medicina da França e autor de três livros: “Como se tornar um bom estressado” (Editora Salamandra), “O cérebro emocional” (Editora Rocco) e “Emoções e saúde” (Editora Rocco).

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.