Imagem Blog

Gilberto Ururahy Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Gilberto Ururahy, médico
Especialista em medicina preventiva
Continua após publicidade

Como você usa o seu tempo?

Precisamos elevar nosso nível de autoconhecimento

Por Gilberto Ururahy
28 fev 2020, 17h58

Quando perguntamos às pessoas quantas horas elas gostariam que o dia tivesse, a maioria responde que 24 horas não é tempo suficiente para realizar tudo o que precisam.

A falta de tempo tornou-se um dos motivos mais comuns para justificar o fato de não fazer uma atividade física com regularidade, não se alimentar de forma equilibrada, ou até mesmo não dormir as horas necessárias para acordar com disposição e ter uma boa saúde.

Entretanto, como podemos explicar que algumas pessoas com muitas responsabilidades e com uma tonelada de tarefas a serem realizadas ao longo do dia conseguem encontrar um tempo para si e caminhar, jogar tênis ou ainda andar de bicicleta? Será que essas pessoas têm mais horas no seu dia que outras? É claro que não.

Assumir a responsabilidade sobre o tempo é o primeiro passo para usá-lo a seu favor, colocando energia nas coisas mais importantes da vida. Se tiver dificuldade, uma alternativa é procurar o apoio de um especialista para aprender a gerenciar o tempo com eficácia. Você vai ver o aumento da sua produtividade e a redução do estresse pela sobrecarga de atividades.

Existem ferramentas que ajudam a descobrir as maiores interferências no uso do tempo. Algumas das mais comuns são:

1) Falta ou excesso de planejamento.

Continua após a publicidade

2) Necessidade demasiada de controle e dificuldade em delegar.

3) Desorganização pessoal.

4) Excesso de perfeccionismo.

5) Gestão inadequada das prioridades.

6) Dificuldade em dizer não.

Continua após a publicidade

7) Insegurança nas tomadas de decisão.

Percebemos que as principais barreiras são de ordem comportamental e saber o que é preciso fazer não basta para resolver. É preciso trabalhar os modelos mentais, adquirir maior consciência sobre a forma de agir em determinadas situações e reconhecer os gatilhos. Por exemplo: o que faz com que alguém seja extremamente firme e assertivo para dizer não a determinadas pessoas e totalmente passivo e permissivo com outras? Por que alguém é muito organizado no trabalho e não em casa, ou vice-versa?

Além de adquirir novos conhecimentos, técnicas e ferramentas para administrar melhor o tempo, precisamos nos conscientizar sobre nossos próprios padrões mentais e elevar nosso nível de autoconhecimento para poder evoluir. Assim, cada pessoa experimenta novas formas de fazer, reforçando sua autoconfiança e segurança em desenvolver padrões de comportamentos cada vez mais eficientes.

Gilberto Ururahy é médico há 40 anos, com longa atuação em Medicina Preventiva. Em 1990, criou a Med Rio Check Up, líder brasileira em check up médico. É detentor da Medalha da Academia Nacional de Medicina da França e autor de três livros: “Como se tornar um bom estressado” (Editora Salamandra), “O cérebro emocional” (Editora Rocco) e “Emoções e saúde” (Editora Rocco).

 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.