Imagem Blog

Gilberto Ururahy Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Gilberto Ururahy, médico
Especialista em medicina preventiva
Continua após publicidade

As “pegadinhas” de julho

Como seu prato pode ajudar na recuperação de peso depois das festas e das férias

Por Gilberto Ururahy
16 jul 2018, 16h52

A relaxada nas férias de julho, os excessos das festas juninas e as cervejas a mais durante os jogos da Copa do Mundo podem ser uma combinação bombástica para destruir o hábito da alimentação saudável mantido com esforço nos outros meses do ano.

O segredo é retomar a rotina controlada o quanto antes.

Caso contrário, o corpo se acostuma e abre espaço não apenas para o aumento de peso, mas para a obesidade. Ela desregula várias vias hormonais e está associada a altos níveis de glicose no sangue, baixos níveis de testosterona e altos níveis de citocinas inflamatórias. Cada um desses fatores pode ser determinante para a progressão de doenças, como o câncer, além de aumentar a mortalidade por hipertensão arterial, doenças cardíacas e diabetes.

Na hora de montar seu prato, tente dividi-lo em quatro partes. Metade deve ser preenchido com vegetais – crus ou cozidos. A outra metade deve ser dividida entre carboidrato (arroz, batata, mandioca, mandioquinha, massas, farofa etc) e proteínas vegetal ou animal (ovo, peixe, frango, lentilha, soja, ervilha, feijão, soja, grão-de-bico). Também é muito importante consumir frutas e castanhas.

Continua após a publicidade

A ingestão de carne vermelha, embutidos e gorduras deve ser bastante controlada, bem como o consumo de sal e açúcar.

Se as tentações de julho são poderosas, a força de vontade tem que ser ainda mais. Retome os bons hábitos alimentares. Seu corpo – e a balança! – agradecem.

Gilberto Ururahy é médico há 39 anos, com longa atuação em Medicina Preventiva. Em 1990, criou a Med Rio Check Up, líder brasileira em check up médico. É detentor da Medalha da Academia Nacional de Medicina da França e autor de três livros: “Como se tornar um bom estressado” (Editora Salamandra), “O cérebro emocional” (Editora Rocco) e “Emoções e saúde” (Editora Rocco).

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.