Imagem Blog

Fernanda Torres Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Blog
Blog da atriz Fernanda Torres
Continua após publicidade

Potência

Leia na crônica de Fernanda Torres

Por Fernanda Torres
Atualizado em 25 fev 2017, 17h14 - Publicado em 4 fev 2017, 00h00

Eu estava em Nova York no dia em que Nixon renunciou. Hospedada com a família no Hotel Roosevelt, em Midtown, assisti pela TV em preto e branco a trechos do último pronunciamento do presidente deposto, seguido da imagem dele entrando no avião. Eu tinha 9 anos, não sabia necas de Watergate nem entendia patavina do que aquele americano esquisito falava. A estreia de O Homem de Seis Milhões de Dólares, com Lee Majors, me parecia bem mais significativa.

Era a primeira vez que a família viajava para o Primeiro Mundo. Um prêmio de teatro, com direito a duas passagens para Paris, possibilitou a travessia. Para não desperdiçar a chance, em 45 dias, rodamos 23 cidades da Europa e cruzamos o Atlântico de volta, para conhecer Manhattan e a Disney. Um desespero inesquecível.

O Brasil era um país isolado pela língua, pela geografia, pela economia e pela política. Só se atravessava a fronteira mediante depósito compulsório, uma espécie de fiança exigida pelo quartel operado com mãos de ferro pela ditadura militar. A ânsia dos Torres era justificada: desconfiávamos de que aquela poderia ser a primeira e a última vez na imensidão chamada Lá Fora.

O mundo diminuiu muito desde então. Hoje, os continentes já não parecem tão distantes, milhares de aviões cruzam os céus todos os dias, o turismo popularizou-se, a globalização pasteurizou os mercados e, não importa quão afastado de casa você esteja, sua persona continuará intacta, graças ao milagre ou à danação da internet.

Faz uma semana que bati a porta de casa a caminho da Europa. Tenho acompanhado as notícias de maneira bissexta. Lamentei a morte do Teori e do Carlos Alberto, acompanhei as teorias conspiratórias em torno do acidente, sei da guerra das facções criminosas nas prisões, das chuvas, mas confesso que tenho exercido o afastamento cirúrgico. Eu estava precisando.

Continua após a publicidade

Meu filho mais velho me deu um livro do Michel Onfray sobre Nietzsche, A Sabedoria Trágica, que um professor indicou para ele. Logo no prefácio, o filósofo francês fala sobre a Vontade de Potência, que eu entendo como o próprio impulso de existir, defendendo a ideia de que é muito mais fácil experimentá-la de mãos dadas com o hedonismo.

Ele tem razão. Sete dias bastaram para que o pessimismo crônico do último ano, a angústia paralisante, a ansiedade costumeira me dessem trégua. A tragédia continua igual, mas só por hoje, por favor, permita-me manter distância.

Meu filho menor tem a idade que eu tinha quando Nixon renunciou. Faz uns dias, ele assistiu pela TV daqui, com a mesma curiosidade desinteressada da minha infância, à posse de outro americano esquisito, Donald Trump. As coisas não estão melhores do que estavam naquele dia, no Hotel Roosevelt. Pelo contrário. Como diz minha mãe, o mundo sempre esteve para acabar. O botão vermelho do Armagedon ainda dá as cartas por aí, a violência no Brasil quer dar um salto qualitativo para pior, temos uma conta de vinte anos de estagnação para pagar, mas é preciso, de vez em quando, sumir, esquecer, sublimar, viver.

Ruminar a Vontade de Potência lendo a biografia da Rita Lee.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.