Imagem Blog

Fernanda Torres Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Blog
Blog da atriz Fernanda Torres
Continua após publicidade

Hollywood

Antigamente, os contratos publicitários exigiam um dia, no máximo dois, de trabalho do ator. Cedia-se a imagem por um ano, seis meses, ou um mês, dependendo do interesse da marca, mas as campanhas se reduziam a um filme e uma sessão de fotos. Hoje, a necessidade de atender às novas mídias aumentou sensivelmente o envolvimento […]

Por Daniela Pessoa Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 25 fev 2017, 19h11 - Publicado em 5 abr 2013, 20h07

Antigamente, os contratos publicitários exigiam um dia, no máximo dois, de trabalho do ator. Cedia-se a imagem por um ano, seis meses, ou um mês, dependendo do interesse da marca, mas as campanhas se reduziam a um filme e uma sessão de fotos. Hoje, a necessidade de atender às novas mídias aumentou sensivelmente o envolvimento dos garotos-propaganda. É preciso negociar mais filmes, mais fotos e mais dias de labuta.

Como gravo semanalmente Tapas & Beijos no Rio, tenho implorado para que a produção dos comerciais seja feita aqui, e não em São Paulo, como é o costume. As agências têm sido compreensivas, mas a precária situação dos estúdios cariocas tem se mostrado um empecilho grave para atrair o mercado de publicidade. Apesar da imensa demanda, o Rio não dispõe de nenhum espaço decente para filmagens.

O Polo de Cinema da Barra é uma iniciativa boa e inacabada. Na minha última experiência lá, a agência de propaganda argentina saiu horrorizada. O ar-condicionado não dava conta do calor e as instalações eram canhestras.

Continua após a publicidade

Os portenhos reclamaram e a produtora de São Paulo explicou que, devido à minha agenda, todos se viram obrigados a enfrentar o primitivismo do balneário. O Rio desperdiça a sua vocação natural para o audiovisual.

Outro dia, levei um susto quando percebi que falta um ano para a Copa do Mundo e três para a Olimpíada. Eu imagino o desespero para dar conta do rojão de tantas obras, não quero ficar lembrando o que o Rio não tem; mas, em nome da fotogenia da Cidade Maravilhosa, da proximidade estratégica do dinheiro de São Paulo e no intuito de aproveitar a entrada de investimentos que não voltará a ocorrer depois dos Jogos, peço à iniciativa privada e aos poderes públicos que atentem para a carência de bons estúdios na Guanabara.

Procuro, sempre que posso, trazer meus trabalhos para cá, mas fica difícil justificar o transtorno. Tenho certeza de que os argentinos que vieram filmar aqui, e que possuem a conta de diversas empresas multinacionais, não recomendarão
o Rio nas suas empreitadas futuras.

Continua após a publicidade

Trabalho no Projac. Cada vez que eu cruzo a roleta da portaria de entrada me dá vontade de ajoelhar. É uma sensação muito impactante. E não falo de luxo, não. O que impressiona é o investimento bem aplicado. Quando o complexo de Curicica foi construído, o gigantismo, a distância, tudo parecia exagero. Hoje ele já é pequeno.

Fiz uma novela nos estúdios da TV Globo da Von Martius em 1986. As camareiras dormiam sobre as roupas, espremidas em camarins pouco maiores do que um armário. A sala dos atores parecia um engarrafamento de estrelas. Três novelas ocupavam uma sala relativamente pequena, com alguns sofás espalhados e um cafezinho. Você cruzava com a viúva Porcina, o Sinhozinho Malta, com Tarcísio e Glória, todos acampados pelo chão. Era divertido, mas muito acanhado.

A cidade do Rio está um pouco como a Von Martius, à espera de um Projac que amplie seu horizonte de negócios.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.