Imagem Blog

Fernanda Torres Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Blog
Blog da atriz Fernanda Torres
Continua após publicidade

Dezoito

Leia na crônica de Fernanda Torres

Por Daniela Pessoa Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 30 out 2017, 12h30 - Publicado em 30 out 2017, 12h29

Meu filho completou dezoito anos. Dezoito anos. É uma data e tanto para uma mãe.

E ainda mais significativa por ela ocorrer num momento de destrambelho total da nação, da Justiça, da economia, da política, da ética e da arte. Chegar à maioridade em meio a tanto desencontro assusta, e muito, a mim, que o botei no mundo. Olho meu filho e me preocupo com o futuro, não só dele, mas da humanidade. Ser mãe tem dessas coisas, esse desdobrar de ansiedades.

Que deus turvo, fugidio e insidioso é o futuro, que grande malaco ele é.

E, se pensar para a frente angustia, a mãe escolhe olhar para trás. E tenta, no passado, pensar no dia em que completou dezoito anos. Esse dia também veio numa hora dura, com as finanças do país em frangalhos, com Diretas que não passaram, com a aids e a decadência do Rio a assombrar. As revistas e os jornais costumavam estampar um túnel em suas capas, cujo fim nunca chegava, mas eu acabei chegando a algum lugar. Cheguei a ele, ao meu filho, que hoje tem dezoito anos.

A vida sempre arruma um jeito, repito a velha máxima. Se eu encontrei uma saída, ele também encontrará.

Continua após a publicidade

Meu filho cursa filosofia, gosta de literatura, de música, se encantou com a lógica e veio ao mundo com um desejo genuíno de aprender, e de saber o que não sabe. É uma inquietude que nasceu com ele e se desenvolveu na adolescência. Se aprendeu alguma coisa comigo, com o pai e os avós, foi por osmose. A vida cabe a cada um, e é preciso ser autodidata.

No almoço de aniversário, um amigo, quase parente, declarou estar convencido de que a nossa geração, a minha e a dele, viveu um hiato de liberdades. A revolução de costumes da década de 70 nos entregou de bandeja uma sociedade mais aberta.

Vivemos o fim da Guerra Fria, do temor do botão vermelho, e vimos os exilados tomar um avião de volta. A política e a economia, a insegurança e a desigualdade social nunca deram trégua, mas, no convívio com os amigos, no Circo Voador do Arpoador, nas crias que o Asdrúbal deu, no Brock, no cinema renascido, no teatro e na geração 80 das artes plásticas, experimentei um sentido de futuro, que desapareceu agora.

As patrulhas voltaram, a moral e os bons costumes, as guerras santas e a crença em profetas autoritários. O mundo recuou para como era na minha infância, quando eu ainda não tinha a consciência para sofrer ou me assustar com o que existia para além da minha casa, do meu bairro e da minha escola.

Continua após a publicidade

Em quatro anos, meu filho completará a faculdade, e, como toda mãe sempre acaba por fazer, rezo para que ele encontre uma sociedade menos histérica, agressiva, punitiva e corrupta quando se formar. Rezo para que Trump não esteja no poder e para que o Brasil saia do atoleiro, sem cair nas mãos de bárbaros.

Rezo para que exista espaço, nesse tal desse futuro, para cabeças como a dele, a do meu filho, que gosta de pensar.

Feliz aniversário, Joaquim, para você, que fala coisas que eu já não entendo, que está mais preparado do que eu para as imposições da nova ordem. Feliz aniversário para você, que tem muito a me ensinar.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.