Imagem Blog

Fernanda Torres Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Blog
Blog da atriz Fernanda Torres
Continua após publicidade

Ciclos

Leia na crônica de Fernanda Torres

Por Fernanda Torres
Atualizado em 15 out 2017, 09h01 - Publicado em 15 out 2017, 09h00

Todo ciclo dura de dez a vinte anos. É algo que percebo com clareza, do alto dos meus 52 percorridos.

Nasci um ano depois do golpe militar e esperei vinte, até o presidente Figueiredo declarar que prenderia e arrebentaria quem fosse contrário à abertura política.

A transição, entre Tancredo e FHC, com direito a um Collor no meio, exigiria mais dez anos de paciência, até a estabilidade democrática se concretizar.

E vinte anos foi o tempo necessário para descobrir que o ciclo virtuoso era alimentado pela corrupção endêmica, baseada na compra de votos de deputados e na corrida eleitoral movida a superfaturamento de obras públicas. Uma prática que nos levou até o desastroso governo de Dilma Rousseff, seguido desse arremedo sinistro chamado Michel Temer.

A falência moral e ética dos partidos que nasceram da luta pelo fim da ditadura teve o efeito de terra arrasada e abriu caminho para um radicalismo que apenas começa a engatinhar.

Continua após a publicidade

No último festival de cinema de Brasília, a diretora Daniela Thomas enfrentou o paredão depois da apresentação de Vazante, filme que trata da origem da miscigenação no Brasil.

A diretora foi acusada de ter se valido do olhar de uma menina branca para falar das feridas da escravidão e de ter repetido, com esse olhar, a eterna apropriação cultural, que relega ao segundo plano os afro-brasileiros e sua história.

Daniela, que possui antepassados brancos, pretos e índios e que viu seu pai, o cartunista Ziraldo, ser levado de casa pelo Dops nos anos de chumbo, sentiu-se fora de tempo e lugar ao ouvir dos manifestantes que Vazante deveria ser engavetado, se não pela censura, pela autocensura.

Do outro lado, e de forma ainda mais preocupante e arbitrária, uma vez que se trata de decisão tomada pelo Estado, a prefeitura do Rio de Janeiro proibiu a exposição de arte Queermuseu, sobre a diversidade de gênero, no Museu de Arte do Rio. O carioca não deseja esse tipo de blasfêmia no espaço gerido pelo município, afirma o prefeito que quer dar um banho de loja na Rocinha e enfrenta baixíssimo nível de aprovação.

Continua após a publicidade

Em Brasília, a CPI dos Maus-Tratos convocou o curador da mesma mostra, Gaudêncio Fidélis, para se defender da acusação de incitação à zoofilia e à pedofilia, enquanto o ministro da Cultura vê crime no fato de uma criança, sob os cuidados da mãe, tocar o pé de um homem nu. Isso sem falar no deputado que se diz saudoso do tempo em que podia enfiar o cacete em desavergonhado.

Terreiros de candomblé são destruídos nas comunidades do Rio; a Casa do Mago, no Humaitá, sofre atentados e a cura gay avança; Doria apaga grafites nos muros de São Paulo e os exageros multiplicam-se, o obscurantismo oportunista para garantir votos e correligionários, desviando a atenção para crimes hediondos, que saqueiam verbas de educação, saúde e saneamento.

Novos tempos.

Para quem achava que caminhávamos para um entendimento maior entre povos, culturas e nações, o castelo ruiu. É justo o contrário.

Continua após a publicidade

Desponta no horizonte o reino da patrulha, do fundamentalismo, do fascismo, do ódio e da censura. É melhor se preparar para o tortuoso inverno, porque periga levar duas décadas para o frio passar.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.