Imagem Blog

Fernanda Torres Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Blog
Blog da atriz Fernanda Torres
Continua após publicidade

Barbárie

"Marielle Franco não militou pelo crime, como afirmam as fake news (...) Em vez de nos agredirmos mutuamente, deveríamos é nos unir contra a barbárie"

Por Fernanda Torres
Atualizado em 25 mar 2018, 20h13 - Publicado em 25 mar 2018, 20h13

Um dia depois do assassinato da vereadora Marielle Franco, em quem votei, e do motorista Anderson Gomes, acordei com aquele peso na alma, um desespero pela minha cidade, pelo país, pelos meus filhos. Sem cabeça para tocar a vida, me mandei para a Cinelândia, era hora do almoço, e fiquei ali, em meio à multidão em choque, esperando os caixões chegarem à Câmara.

As escadarias estavam tomadas por mulheres militantes, protegidas por um cordão de isolamento. O coro de bacantes repetia com os punhos em riste, como num grito de guerra: “Mulheres Negras Existem! Mulheres Negras Existem!”.

Os féretros foram carregados sob aplausos, uma cena consternadora, uma impotência terrível, uma falta de saída que não tem limite. No final, enquanto me retirava em meio à turba, dei com uma carioca tão perdida quanto eu. Estranhas, nós nos abraçamos, era o que tinha para fazer, chorar e se apoiar.

A tragédia fluminense levou décadas para ser engendrada. Do populismo de palanque, que usou o Rio de trampolim de oposição para chegar ao Planalto, ao inchaço da máquina pública; dos feudos dominados pelo poder paralelo à corrupção de políticos e empresários; da falta de saneamento, educação e saúde à falência do estado; dos votos que demos a Moreira e Garotinho aos que confiamos a Sérgio Cabral, Pezão e Crivella; do jogo do bicho ao narcotráfico; do três oitão ao fuzil. Foram anos com o pé metido no acelerador, até bater de encontro ao muro.

Continua após a publicidade

Talvez não seja mais possível desarmar a bomba. Toda a cidade está organizada numa informalidade bandida, mortífera. As milícias garantem segurança, transporte, luz, gás e sinal de televisão, enquanto o tráfico gera emprego e move a economia. Juntos, eles ditam a ordem, a lei e a justiça.

Acabou a era do Charles 45, o mito do senhor do morro que garante a paz, o arreglo, o baile e decide as querelas com poder de Salomão. A paz miliciana também virou história. Não existe mais nenhuma relação de pertencimento entre o crime e o território conquistado. A população se esgueira entre mil corredores poloneses, com tiro para todo lado.

O terror da ditadura seguia as regras de um comando brutal, mas único. Havia um projeto de país, equivocado ou não, nos generais. Hoje, vivemos sob o pânico dos xerifados. Cada boca de fumo tem o acerto com a delegacia próxima, cada miliciano garante o gato e fecha as contas com o quarteirão.

Continua após a publicidade

Não é apenas um problema de segurança, é do tecido social. Não é só a falta de escola, de creche e hospital que preocupa, mas a malha de comércio e serviços, governada pela maracutaia paralela e oficial.

Marielle Franco não militou pelo crime, como afirmam as fake news hediondas. Os que tomaram as ruas, indignados com o seu assassinato, não são indiferentes à morte de pais de família, crianças e policiais. A execução da vereadora choca por se tratar de um ato terrorista, que ameaça tanto os liberais, que se identificam com valores ditos de direita, quanto aqueles que cultivam ideais de esquerda.

Em vez de nos agredirmos mutuamente, deveríamos é nos unir contra a barbárie.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.