Imagem Blog

Faro na web Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

As NOVAS vozes da cena musical brasileira contemporânea
Continua após publicidade

Revolução dos Cravos

Penso que o poder do rádio, da música e do povo ainda podem salvar o Brasil e restabelecer a democracia plena.

Por Fabiane Pereira
Atualizado em 25 abr 2018, 22h55 - Publicado em 25 abr 2018, 19h18

Há quase dois anos estou numa doce ponte aérea transatlântica entre Rio e Lisboa por causa de um mestrado. Sou filha do privilégio e sei que, no Brasil, esta oportunidade é pra poucos. Mas não me faço de rogada e aproveito ao máximo cada minuto que passo na terrinha. Na escola (ou na faculdade), já havia lido sobre a importância da Revolução dos Cravos mas só morando em Lisboa tive a completa dimensão do que ela representa pro povo português.

Desde então, sempre que amanhece no dia 25 de abril me lembro da força e da beleza de toda revolução. Aquele amanhecer histórico no ano de 1974 fez nascer um país novo. Naquele dia, os portugueses dariam fim a quatro décadas de ditadura e há 44 anos chamam o 25 de abril de Dia da Liberdade.

O fato interessante é que o levante popular português se deu quando a canção Grândola, Vila Morena, de José Afonso, proibida até então pelo regime ditatorial de Salazar, começou a tocar no rádio. Numa comparação duvidosa, José Afonso seria uma espécie de Geraldo Vandré.

Continua após a publicidade

Os versos “Grândola, vila morena / Terra da fraternidade / O povo é que mais ordena / Dentro de ti, ó cidade” deram início à revolução mais importante de Portugal. Na madrugada de 25 de abril de 1974, os portugueses estavam à espera de dois sinais para iniciar a insurreição contra o poder estabelecido. Os sinais vieram, nem tão disfarçados assim, através da execução de duas canções no rádio. A primeira tocou na Rádio Emissores Associados  e a segunda na Rádio Renascença. A canção de José Afonso tornou-se icônica já que foi logo após sua execução que os manifestantes contrários a ditadura – a esta altura, quase todos os portugueses – começaram a ocupar os pontos estratégicos do país e nas horas seguintes, a ditadura desmoronou.

Um amigo português contou-me esta história logo que soube que eu trabalhava em rádio e desde então sou fascinada pela Revolução dos Cravos. Penso que o poder do rádio, da música e do povo ainda podem salvar o Brasil e restabelecer a democracia plena.

Sou da turma dos revolucionários embora na maior parte das vezes eu seja apenas uma ativista de sofá. Viva os portugueses!

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.