Imagem Blog

Faro na web Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

As NOVAS vozes da cena musical brasileira contemporânea
Continua após publicidade

Canção do Engate

Esta música é uma celebração do corpo e das possibilidades do amor.

Por Fabiane Pereira
21 nov 2017, 13h44

1987 foi o ano que Filipe Catto nasceu. Dois anos depois, Antônio Variações lançava um dos maiores sucessos da canção popular portuguesa, Canção do Engate, segundo single do novo disco de Catto que chegará a todas as plataformas digitais na próxima sexta. Variações é uma grande figura midiática do final do século XX – época marcada pelos excessos – cuja obra segue a tendência apoteótico-apocalíptica de muitos artistas contemporâneos a ele como Cazuza e Renato Russo. Suas letras tem um lado sombrio de incompreensão alheia e explicita a genialidade solitária.

O cantor e compositor gaúcho radicado em São Paulo conheceu a obra do artista, em 2014, quando esteve em Lisboa. Dois anos depois, também na capital portuguesa, Filipe “me apresentou” a canção durante um de seus shows. Na ocasião, arrebatada pela letra, disse a ele: “Você tem que gravar esta música”. “Ela estará no meu próximo disco”, respondeu empolgado. “Canção de Engate é uma celebração do corpo e das possibilidades do amor. O amor é um momento em que me dou e que te dás é um dos versos da música e nunca isso me pareceu tão verdadeiro”, conta.

Catto explica que o disco todo aconteceu de forma natural. “A partir do encontro que tive com o Felipe Puperi (produtor) todas as musicas que já estavam orbitando meu inconsciente se aglutinaram e fizeram um sentido estético. Fazer este disco foi uma brincadeira lúdica e imersiva. A gente ia ensaiando e burilando as musicas e o processo ia ganhando profundidade. Eu ia criando os arranjos com a banda e desenhando os figurinos, o design do disco, o cenário do show, aí mudava de ideia e redesenhava tudo. Acho que esse é um disco sobre a magia das coisas, e eu resolvi me jogar no mundo onírico que eu trago comigo desde criança, pra construir uma história a partir do meu universo simbólico. Dos desenhos, dos mitos, das estrelas pra falar de mim hoje, 30 anos depois sob o céu”, explica.

Sobre a importância da faixa em seu terceiro álbum, Catto define como “mood do disco”, além da “soltura e amplidão dela guiarem muitas escolhas estéticas de outras canções. Fico feliz em representar a poesia de Variações nos nossos tempos através dessa interpretação. Só mostra o quanto o autor é atemporal e definitivo”.

Variações morreu precocemente aos 39 anos  mas deixou uma grande obra fonográfica cuja visão musical manifesta-se ainda sem par no panorama musical português. Vale (muito) a pena conhecer toda sua obra. Catto, antenadíssimo com as tendências cosmopolitas, resgatou um clássico musical de língua portuguesa e nada mais vanguardista que revisitar os clássicos.

Continua após a publicidade

 

***

Pra ficar atento: Tais Alvarenga é cantora, compositora e pianista e lançou na ultima sexta o single “Você Se Enganou”, primeira música do projeto autoral “Coração Só” que tem a produção de Pupillo e Carlos Trilha. A música narra um conturbado relacionamento e foi lancada junto com clipe produzido por Phill Mendonça – nome que já trabalhou com Anitta, Nego do Borel, Ludmilla entre outros.

(divulgação/Facebook)
Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.