Imagem Blog

Fábio Barbirato Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Psiquiatra infantil
Continua após publicidade

O que o álbum da Copa ensina às crianças (além de futebol)?

A meta de conseguir as 682 figurinhas dão aos pequenos lições sobre foco, troca, frustração e outros sentimentos e valores perenes

Por Fábio Barbirato
Atualizado em 15 jun 2018, 12h40 - Publicado em 15 jun 2018, 12h36
Álbum da Copa: lições além do futebol (Panini/Divulgação)

A Copa do Mundo da Rússia começou. E embora muitos adultos digam que não estão empolgados para o campeonato, entre as crianças a Copa já começou há tempos. Nas últimas semanas, nos acostumamos a ver crianças (e adultos, verdade seja dita!) trocando figurinhas do álbum da Copa em vários pontos da cidade. O assunto dominou até os grupos de WhatsApp, com pais desesperados em busca das últimas figurinhas para completar o álbum.

O interessante é que o álbum de figurinhas ensina muito mais que futebol. A meta de conseguir as 682 figurinhas dão às crianças lições sobre foco, troca, frustração e outros sentimentos e valores que irão acompanhá-los por toda a vida.

É raro que uma criança complete um álbum sem ter que trocar com um amiguinho, seja cedendo uma figurinha repetida ou seja “batendo bafo” (será que isso ainda existe ou é só a lembrança de um homem de 50 anos?). A noção de ceder um pouco para conquistar algo desejado é fundamental para um futuro adulto saudável.

Continua após a publicidade
Neymar: craque é uma das figurinhas (Panini/Divulgação)

Nem todos os álbuns chegarão ao final da Copa completos. Alguns se desinteressam ao longo do caminho. É um comportamento normal entre as crianças e não há nada de grave nisso. Outros, simplesmente não encontrarão a figurinha do jogador que tanto precisam. Pode ser que a criança se ressinta com a frustração. Faz parte. O importante é ela saber que muitos outros desafios virão e ela ainda terá muitas outras oportunidades (e Copas!).

No mais, boa sorte à Seleção Brasileira!
Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.