Frustração e Copa do Mundo

A competição ensina um sentimento que nos acompanha por toda a vida

Domingo chega ao final a Copa do Mundo e desde a eliminação do Brasil, conversei com vários pais de pacientes e de amigos do meu filho. Todos, invariavelmente, falavam da frustração das crianças com a derrota da seleção de Tite.

A vitória do Brasil foi um sonho coletivo, inflado pelo marketing e pela mídia. Não se falou em outra coisa no último mês. E as crianças, claro, entraram no clima.

Mas nós, adultos, já estamos calejados com as (muitas) perdas diárias do cotidiano. Por mais difíceis que sejam, sabemos que são inevitáveis. A derrota do Brasil na Rússia é uma ótima oportunidade de apresentar às crianças um sentimento que as acompanhará por toda a vida: a frustração.

Ganhar a Copa do Mundo depende de tantas variáveis que não estão no controle de ninguém. E isso se repete em muitos pequenos fatos do dia a dia dos nossos filhos. Na minha casa, o que dissemos ao nosso pequeno Bruno é que o importante é ter a consciência tranquila de ter feito o que era possível.

Tem criança que não passa de ano. Tem jovem que não passa no vestibular. Tem outras que não conquistam a medalha da natação. Faz parte. Mas é preciso ter a certeza que o objetivo foi perseguido com empenho, determinação e justiça. Assim, ainda que o tal objetivo não tenha sido conquistado – a medalha, a faculdade ou  a Copa, por que não? – ao menos a trajetória foi de aprendizado.

E será que no domingo choram as crianças francesas ou croatas?

 

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

  1. Brasileiro adora viver de ilusão, soberba, ostentação e milagre. Precisamos é de viver a realidade, assim menos frustrações. Quanto a seleção digno de pena.