Imagem Blog

Fabiano Serfaty Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Fabiano M. Serfaty, clínico-geral e endocrinologista, MD, MSc e PhD.
Saúde, Prevenção, Tratamento, Qualidade de vida, Bem-estar, Tecnologia, Inovação médica e inteligência artificial com base em evidências científicas.
Continua após publicidade

Telemedicina no Brasil já descomplica entrega de exames

Olá. Gostaria de agradecer a oportunidade de apresentar aqui no espaço do Dr. Fabiano Serfaty alguns dos avanços recentes na telemedicina. Essa união virtuosa entre tecnologia e prática médica já registra progressos importantes. Salva vidas e eleva a qualidade no atendimento aos pacientes, principalmente para aqueles que moram em locais distantes dos grandes centros. Como […]

Por fernanda
Atualizado em 25 fev 2017, 18h34 - Publicado em 18 ago 2014, 22h59

Olá. Gostaria de agradecer a oportunidade de apresentar aqui no espaço do Dr. Fabiano Serfaty alguns dos avanços recentes na telemedicina. Essa união virtuosa entre tecnologia e prática médica já registra progressos importantes. Salva vidas e eleva a qualidade no atendimento aos pacientes, principalmente para aqueles que moram em locais distantes dos grandes centros.

Como primeiro tópico escolhi falar da telerradiologia, que surge no cenário cotidiano de clínicas e hospitais como uma solução eficaz para a manutenção da qualidade no atendimento aos pacientes que realizam exames de radiologia.

Motivos não faltam, mas dá para apontar os dois principais: faltam radiologistas em diversos municípios do Brasil e, onde há radiologistas, a carga extra de trabalho é enorme. Isso realmente tem pesado na gestão dos ambientes hospitalares.

Continua após a publicidade

A solução é até simples em sua essência. Imagine poder utilizar a rede hiperconectada do mundo de hoje para fazer circular por um grupo de profissionais qualificados, ainda que espalhados fisicamente em qualquer parte do Brasil, as imagens capturadas pelos equipamentos de radiologia?

Assim, uma vez eliminada a barreira física, ganha-se em agilidade na avaliação dos exames e, em consequência, na tomada de decisão mais vidas são salvas e todos saem ganhando. Aliás, é grande a chance que você tenha sido atendido com agilidade e rapidez utilizando um serviço prestado por empresas de telerradiologia.

Só para dar um exemplo rápido, seguindo processos modernos e soluções tecnológicas, a telerradiologia entrega laudos emergenciais em cerca de 30 minutos. Calcule o impacto na melhoria ou manutenção da qualidade no atendimento em hospitais e clínicas?

Continua após a publicidade

Através da adoação da telerradiologia, investe-se na qualidade de vida do médico, que pode trabalhar até mesmo de casa e em todo o ciclo de atendimento, passando por clínicas, hospitais e, claro, o paciente, razão pela qual as empresas de saúde trabalham tanto.

Com tecnologia segura, e constante investimento em melhoria de processos e diminuição do tempo de entrega de seus lados, as empresas de telemedicina se consolidam como uma forma segura e econômica de descomplicar o atendimento a clientes de hospitais em todo o país.

Em breve voltarei com novidades sobre o tema telemedicina. Ideias inovadoras, processos disruptivos, tecnologias que salvam vidas e demais temas. Até lá, comente ou, se preferir, mande um email para mim.

Continua após a publicidade

Dr. Felipe Nirenberg
Médico radiologista
Diretor da Pró-Laudo Telerradiologia
felipe.nirenberg@pro-laudo.com.br

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.