Telemedicina no Brasil já descomplica entrega de exames

Olá. Gostaria de agradecer a oportunidade de apresentar aqui no espaço do Dr. Fabiano Serfaty alguns dos avanços recentes na telemedicina. Essa união virtuosa entre tecnologia e prática médica já registra progressos importantes. Salva vidas e eleva a qualidade no atendimento aos pacientes, principalmente para aqueles que moram em locais distantes dos grandes centros. Como […]

Olá. Gostaria de agradecer a oportunidade de apresentar aqui no espaço do Dr. Fabiano Serfaty alguns dos avanços recentes na telemedicina. Essa união virtuosa entre tecnologia e prática médica já registra progressos importantes. Salva vidas e eleva a qualidade no atendimento aos pacientes, principalmente para aqueles que moram em locais distantes dos grandes centros.

Como primeiro tópico escolhi falar da telerradiologia, que surge no cenário cotidiano de clínicas e hospitais como uma solução eficaz para a manutenção da qualidade no atendimento aos pacientes que realizam exames de radiologia.

Motivos não faltam, mas dá para apontar os dois principais: faltam radiologistas em diversos municípios do Brasil e, onde há radiologistas, a carga extra de trabalho é enorme. Isso realmente tem pesado na gestão dos ambientes hospitalares.

A solução é até simples em sua essência. Imagine poder utilizar a rede hiperconectada do mundo de hoje para fazer circular por um grupo de profissionais qualificados, ainda que espalhados fisicamente em qualquer parte do Brasil, as imagens capturadas pelos equipamentos de radiologia?

Assim, uma vez eliminada a barreira física, ganha-se em agilidade na avaliação dos exames e, em consequência, na tomada de decisão mais vidas são salvas e todos saem ganhando. Aliás, é grande a chance que você tenha sido atendido com agilidade e rapidez utilizando um serviço prestado por empresas de telerradiologia.

Só para dar um exemplo rápido, seguindo processos modernos e soluções tecnológicas, a telerradiologia entrega laudos emergenciais em cerca de 30 minutos. Calcule o impacto na melhoria ou manutenção da qualidade no atendimento em hospitais e clínicas?

Através da adoação da telerradiologia, investe-se na qualidade de vida do médico, que pode trabalhar até mesmo de casa e em todo o ciclo de atendimento, passando por clínicas, hospitais e, claro, o paciente, razão pela qual as empresas de saúde trabalham tanto.

Com tecnologia segura, e constante investimento em melhoria de processos e diminuição do tempo de entrega de seus lados, as empresas de telemedicina se consolidam como uma forma segura e econômica de descomplicar o atendimento a clientes de hospitais em todo o país.

Em breve voltarei com novidades sobre o tema telemedicina. Ideias inovadoras, processos disruptivos, tecnologias que salvam vidas e demais temas. Até lá, comente ou, se preferir, mande um email para mim.

Dr. Felipe Nirenberg
Médico radiologista
Diretor da Pró-Laudo Telerradiologia
felipe.nirenberg@pro-laudo.com.br

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s