Imagem Blog

Fabiano Serfaty Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Fabiano M. Serfaty, clínico-geral e endocrinologista, MD, MSc e PhD.
Saúde, Prevenção, Tratamento, Qualidade de vida, Bem-estar, Tecnologia, Inovação médica e inteligência artificial com base em evidências científicas.
Continua após publicidade

Pílula anticoncepcional masculina se mostra uma realidade promissora

Realizado em 82 homens saudáveis, estudo consistente foi apresentado durante o ENDO 2018, reunião Anual da Sociedade de Endocrinologia americana

Por Fabiano Serfaty
12 abr 2018, 16h37

Pesquisadores de dois grandes centros norte-americanos realizaram um consistente estudo, duplo-cego e randomizado, ao longo de 28 dias com 82 homens saudáveis em idade entre 18 e 50 anos. Todos eles apresentavam função reprodutiva normal para utilização de undecanoato de dimetandrolona (DMAU) formulado em óleo de rícino com benzoato de benzila (100, 200 ou 400 mg), pó em cápsula (200 ou 400 mg) ou placebo. Além disso, todos foram instruídos a ingerir o remédio com comida.

Para efeito de metodologia, as avaliações farmacocinéticas foram realizadas no primeiro e no último dia do estudo, já as avaliações de segurança do tratamento foram conduzidas duas vezes por semana. Não ocorreram eventos adversos graves.

Embora incipientes e preliminares, esses resultados já podem ser considerados promissores, podendo ser fundamentais para o desenvolvimento de uma pílula masculina. Sabe-se que até hoje a dificuldade em desenvolver um contraceptivo masculino na prática clínica deve-se ao alto potencial de lesão hepática e necessidade de múltiplas tomadas diárias da medicação. Nesse sentido, a droga estudada, o DMAU, representa um avanço – e uma esperança – uma vez que mostrou poder ser administrada uma vez ao dia, além de não ter apresentado efeito colateral significativo durante um mês de tratamento. Sua eficácia e segurança a longo prazo, no entanto, ainda precisam ser testadas em novos estudos clínicos mais longevos.

Referência:
ENDO 2018. March 18, 2018; Chicago, Illinois. Abstract OR15-2

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.