Imagem Blog

Fabiano Serfaty Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Fabiano M. Serfaty, clínico-geral e endocrinologista, MD, MSc e PhD.
Saúde, Prevenção, Tratamento, Qualidade de vida, Bem-estar, Tecnologia, Inovação médica e inteligência artificial com base em evidências científicas.
Continua após publicidade

Os benefícios da osteopatia no tratamento da dor

A novidade é uma especialidade da fisioterapia que usa manobras manuais para devolver a mobilidade dos tecidos do organismo, como músculos e ossos

Por Fabiano Serfaty com Marina Valladão
Atualizado em 18 Maio 2018, 18h30 - Publicado em 17 Maio 2018, 15h20

Com a rotina diária e abuso da “nossa máquina”, chamada corpo humano, a dor se tornou uma das queixas mais frequentes, em qualquer área da saúde. Alertar a população sempre que algo pode ser feito para sanar este incômodo sem uso de remédios é de suma importância. A novidade, neste caso, na área da Fisioterapia é a Osteopatia. Trata-se de uma especialidade da fisioterapia que usa manobras manuais para devolver a mobilidade dos tecidos do organismo, como músculos e ossos.

Ainda pouco conhecida pelo público, a especialidade foi criada pelo Médico Andrew Taylor Still durante a Guerra Civil Americana, no fim do século XIX. Still observou que as patologias possuíam relação com as manifestações físicas do corpo. A Osteopatia age na falta de mobilidade de algum tecido usando manobras manuais para devolver mobilidade à área prejudicada. Tal mobilidade reduzida coloca o organismo em desequilíbrio, podendo causar diversas disfunções.

“Um dos seus princípios é a unidade do corpo, ou seja, tudo no corpo está interligado. Se um osso, víscera ou músculo estiver com alguma alteração, isso vai gerar repercussões em vários outros tecidos e sistemas”, explica a especialista Marina Valladão.

A Osteopatia é uma ciência que se vale das mãos para promover o alívio imediato de qualquer tipo de dor. O método se vale de ferramentas precisas para auxiliar o corpo a se auto curar. Para Still, “o corpo humano possui a farmácia de Deus”. Uma vez que o corpo humano tem suas próprias substâncias curativas, basta observar que a quase totalidade das pessoas já passaram por algum tipo de trauma físico e após alguns dias, mesmo sem nenhum tipo de tratamento, o corpo conseguiu se restabelecer.

Tratamento
O tratamento é feito de forma individualizada e cada paciente será atendido conforme sua necessidade. É realizada uma avaliação minuciosa através de entrevista, exame físico, testes osteopáticos para detectar a causa mecânica da dor.

Indicações
A Osteopatia possui inúmeros benefícios e já tem a sua própria identidade e lugar estabelecido na área da Saúde, sendo já reconhecida e incentivada pela Organização Mundial de Saúde.
Abaixo listei algumas indicações em que considero que a Osteopatia produz resultados mais rápidos e eficazes:

Continua após a publicidade

– Dor nas costas (lombalgia);
– Dor no pescoço (cervicalgia);
– Hérnia discal e/ou dor ciática;
– Dor de cabeça (cefaléias);
– Torcicolo;
– Tendinite;
– Problemas do foro pediátrico como transtornos do sono, nervosismo, otites, bloqueio do canal lacrimal, refluxo, cólicas, gases, constipação, plagiocefalia ou cabeça plana;
– Tonturas;
– Constipação;
– Hérnia de hiato;
– Dismenorreia (dor na menstruação)

Mundo

Na Inglaterra a Osteopatia é categorizada como uma profissão, com curso de graduação; nos EUA é uma especialidade da medicina e, no Brasil, pertence à fisioterapia. Em uma Clínica Osteopática, além dos métodos da especialidade é missão dos profissionais auxiliarem os pacientes a adotarem uma melhor qualidade de vida, educando-os sobre exercícios, cuidados de saúde e estilo de vida.

Como fisioterapeuta acredito que, uma das causas de problemas físicos está ligada ao fator bioquímico, influenciado diretamente pela alimentação. Um paciente que se alimenta mal, facilmente terá problemas intestinais, problemas de circulação, refluxos, dentre outros.

(Reprodução/Reprodução)

Referências:
François Ricard, Jean-Luc Salle. Tratado de osteopatía Ed. Médica Panamericana,

King HH – Addition of Osteopathic Visceral Manipulation to OMT for Low Back Pain Decreases Pain and Increases Quality of Life.

Marina Valladão – CREFITO-2 58569 (marivalladao@hotmail.com) é fisioterapeuta, osteopata pela Escuela de Osteopatia de Madrid com pós graduação em Gerontologia e Geriatria Interdisciplinar – UFF e curso de Extensão Interdisciplinar de Geriatria e Gerontologia – UFF

 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.