Imagem Blog

Fabiano Serfaty Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Fabiano M. Serfaty, clínico-geral e endocrinologista, MD, MSc e PhD.
Saúde, Prevenção, Tratamento, Qualidade de vida, Bem-estar, Tecnologia, Inovação médica e inteligência artificial com base em evidências científicas.
Continua após publicidade

Obesidade: novas possibilidades de indicação na cirurgia bariátrica

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a obesidade é um dos maiores problemas de saúde pública do mundo. Existe uma projeção mundial segundo a qual, em 2025, vão existir 2,3 bilhões de adultos com sobrepeso, mais de 700 milhões de obesos, e o número de crianças com sobrepeso e obesidade pode chegar […]

Por Daniela Pessoa Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 25 fev 2017, 17h17 - Publicado em 17 nov 2016, 14h10

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a obesidade é um dos maiores problemas de saúde pública do mundo.

Existe uma projeção mundial segundo a qual, em 2025, vão existir 2,3 bilhões de adultos com sobrepeso, mais de 700 milhões de obesos, e o número de crianças com sobrepeso e obesidade pode chegar a 75 milhões caso nada seja feito.

No Brasil, mais da metade da população adulta, cerca de 53%, está acima do peso e aproximadamente 18% está obesa.

Esse aumento de peso dos brasileiros, assim como no mundo, está relacionado aos hábitos da vida moderna da população, como carros automáticos, TVs com controle remoto e jogos eletrônicos, além da ingesta de alimentos ricos em açúcares industrializados. Existem doenças, no entanto, que favorecem esse ganho excessivo de peso, como alterações de ordem genética e doenças endócrinas.

Continua após a publicidade

evolução

Pacientes que buscam a cirurgia bariátrica como alternativa para o emagrecimento após diversas tentativas de perda de peso sem sucesso obtêm, além do benefício estético, o controle de doenças crônicas que aumentam o risco de infarto, acidente vascular cerebral e câncer, como diabetes, hipertensão, colesterol elevado e esteatose hepática (gordura no fígado), entre outras.

A avaliação do grau de obesidade é obtida a partir do cálculo do IMC (índice de massa corpórea), em que são considerados peso e altura.

Continua após a publicidade

A cirurgia está indicada em pacientes com IMC maior ou igual a 40 kg/m², e em pacientes com IMC maior que 35 kg/m² afetado por duas ou mais comorbidezes (diabetes tipo 2, apneia do sono, hipertensão arterial, dislipidemia, doença coronariana e doenças articulares)

De acordo com a resolução do Conselho Federal de Medicina (CFM) nº 2131/2015, o rol de morbidades foi ampliado, bem como a redução da idade mínima para 16 anos, e excluída idade máxima para a realização da cirurgia. A indicação deve ser avaliada pela equipe multidisciplinar, tendo como parâmetro a expectativa de vida dos pacientes, risco e benefício.

morbidades

Continua após a publicidade

Cada vez mais, a cirurgia bariátrica se apresenta com um dos pilares de transformação na vida de indivíduos que optam por esse tratamento, com a melhoria da qualidade de vida em aspectos físicos e emocionais, com aumento da autoestima e, em alguns casos, reinserção no ambiente social.

Lembrando que este procedimento é apenas o início de uma mudança no estilo de vida e que, para sua eficácia e manutenção, o paciente deve estar comprometido com a sua saúde, e em permanente acompanhamento e vigilância com seu cirurgião bariátrico e a equipe multidisciplinar.

Referências

Resolução CFM n. 2.131, de 12 de novembro de 2015. Disponível em: https://www.conass.org.br/ci-n-04-publicada-a-resolucao-cfm-n-2131-que-altera-o-anexo-da-resolucao-cfm-no-194210-publicada-no-dou-de-12-de-fevereiro-de-2010-secao-1-pag-266/

Resolução CFM nº 1.942/2010  (publicada no D.O.U. de 12 de fevereiro de 2010, seção i, p. 72) disponível em: https://portal.cfm.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=21944:cfm-divulga-nota-com-esclarecimentos-sobre-cirurgia-bariatrica&catid=3

Consenso bariátrico da SBCBM. disponível em: https://www.sbcbm.org.br/membros_consenso_bariatrico.php#definicoes

Continua após a publicidade

medico

Dr. Luiz Alberto Danon

Cirurgião Geral e Bariátrico

Continua após a publicidade

Membro Titular do Colégio Brasileiro de Cirurgiões (CBC)

Membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM)

E-mail: cirurgeral@yahoo.com.br

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.