O sonho do nariz perfeito
Atualmente a preocupação com a estética e beleza vem crescendo em grande escala. O formato nasal é uma das principais queixas nos consultórios médicos de otorrinolaringologistas e cirurgiões plásticos pelo fato de o nariz estar em evidência no rosto do paciente. É importante entender que a técnica cirúrgica a ser aplicada dependerá sempre de cada tipo […]
Atualmente a preocupação com a estética e beleza vem crescendo em grande escala.
O formato nasal é uma das principais queixas nos consultórios médicos de otorrinolaringologistas e cirurgiões plásticos pelo fato de o nariz estar em evidência no rosto do paciente. É importante entender que a técnica cirúrgica a ser aplicada dependerá sempre de cada tipo de nariz.
Listamos abaixo as dúvidas mais freqüentes dos pacientes:
– Não necessariamente a sua cirurgia terá uma cicatriz externa. Dependendo do formato nasal podemos utilizar a técnica fechada que não precisa de cortes externos.
– O paciente com a espessura da pele grossa terá um resultado mais tardio pelo fato do inchaço ser maior.
– Este tipo de cirurgia não é muito dolorosa causando apenas um desconforto nasal com uma obstrução passageira.
– Os hematomas são freqüentes na rinoplastia. A pele mais clara tende a ter hematomas mais visíveis. Com o auxílio de pomadas específicas, as manchas diminuem consideravelmente em 15 dias.
– Os curativos externos em regra permanecem durante 14 dias. Durante este período, o cuidado deve ser mais intenso devendo o paciente se afastar do trabalho. Exercícios físicos serão liberados somente após 1 mês da cirurgia.
Dra. Susan Tabasnik
Residência Médica em Otorrinolaringologia
Fellowship em Cirurgia Plástica Facial
Staff do serviço de Otorrinolaringologia da Policlínica de Botafogo-RJ
Membro efetivo da Academia Brasileira de Cirurgia Plástica de Face