Imagem Blog

Fabiano Serfaty Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Fabiano M. Serfaty, clínico-geral e endocrinologista, MD, MSc e PhD.
Saúde, Prevenção, Tratamento, Qualidade de vida, Bem-estar, Tecnologia, Inovação médica e inteligência artificial com base em evidências científicas.
Continua após publicidade

O efeito da dieta e do exercício físico em pacientes com câncer

Congresso americano reúne novidades e traz o que há de mais promissor no diagnóstico, prevenção e tratamento do câncer

Por Daniel Herchenhorn
Atualizado em 13 jun 2017, 11h23 - Publicado em 13 jun 2017, 11h15

Todos os anos, mais de 38 mil médicos e cientistas de todas as partes do mundo se reúnem em Chicago (EUA) para o maior e mais importante congresso de oncologia: a ASCO (Sociedade Americana de Oncologia Clínica, na sigla em inglês). Durante os quatro dias de evento, foi possível conferir diversas apresentações e mais de cinco mil novos estudos reunindo as novidades em medicamentos, combinações e exames, trazendo o que há de mais promissor no diagnóstico, prevenção e tratamento do câncer.

Diversos trabalhos apresentados consolidam a importância da dieta e do exercício físico, não só na melhoria da qualidade de vida de pacientes com câncer, mas também podendo levar a redução significativa do risco de recidiva e até uma maior chance de cura.

Apesar de diferentes, a maioria dos estudos apresentados focando na dobradinha “dieta e exercício” focou em câncer de cólon e de mama, respectivamente o 3º mais incidente em ambos os sexos, e o 1º em mulheres.

No maior estudo, a análise foi feita em pacientes com diagnóstico e tratamento do câncer de colón e observou a frequência de hábitos de vida saudáveis e consistentes com os recomendados pela Sociedade Americana de Câncer. A análise robusta de quase mil sobreviventes demonstrou que pacientes com hábitos mais saudáveis tiveram 30% menor de recidiva e 42% menor risco de morte do que pacientes que não mantinham uma rotina mais sadia.

Continua após a publicidade
(Divulgação/Divulgação)

De modo similar, o efeito do exercício foi estudado em 350 pacientes submetidos a quimioterapia e demonstrou que pode reduzir os efeitos de fadiga causados pelo tratamento, provavelmente por reduzir a produção de enzimas inflamatórias ao músculo, se traduzindo em melhor qualidade de vida nos pacientes durante a terapia.

Dois outros trabalhos avaliando a prática física em mulheres com câncer de mama sugerem que, além de levar a melhoria na qualidade de vida dessas pessoas, ela também pode reduzir o risco de recidiva e ainda aumentar as chances de cura.

Continua após a publicidade

Os efeitos da união entre exercício físico e dieta se mostram como potente arma não só na prevenção da doença, mas também como ferramenta para reduzir as chances de recidiva e, ainda, para aumentar a possibilidade de cura naqueles que já foram diagnosticados. No entanto, seu impacto não deve impedir ou se confundir com as medidas médicas comprovadas, como a cirurgia ou mesmo a quimioterapia, que devem ser parte integrante do tratamento.

(Divulgação/Divulgação)

Daniel Herchenhorn é Doutor em Oncologia, Diretor Científico do Grupo de Oncologia D’Or e Coordenador do Programa de Residência em Oncologia do Grupo de Oncologia D’Or. Membro do da Sociedade Americana de Oncologia (Asco) e do Grupo Latino-americano Cooperativo (Lacog).

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.