Imagem Blog

Fabiano Serfaty Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Fabiano M. Serfaty, clínico-geral e endocrinologista, MD, MSc e PhD.
Saúde, Prevenção, Tratamento, Qualidade de vida, Bem-estar, Tecnologia, Inovação médica e inteligência artificial com base em evidências científicas.
Continua após publicidade

Saiba o que pode reduzir a resposta imune à vacina contra Covid-19

Pacientes com obesidade, idosos e do sexo masculino podem ter uma resposta pior à vacina anti-Covid-19

Por Fabiano Serfaty Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 30 jun 2021, 09h31 - Publicado em 21 Maio 2021, 17h19

Um novo estudo italiano publicado realizado com 248 profissionais de saúde que receberam duas doses da vacina BNT162b2 de RNAm, desenvolvida pelas empresas BioNTech e Pfizer, demonstrou que a resposta imune dos pacientes com obesidade, idosos e do sexo masculino à vacina pode ser reduzida.

No estudo, 99,5% dos participantes desenvolveram uma resposta imunitária humoral após a segunda dose da vacina, entretanto, a robustez da resposta variou de acordo com o índice de massa corporal (IMC), idade e sexo. Dos 248 pacientes, 158 eram mulheres (63,7%) e 90 eram homens (36,3%).

Os resultados do estudo demonstraram uma forte correlação entre os níveis de IMC e os títulos de anticorpos, tendo em vista que a resposta humoral foi mais eficiente no grupo com peso abaixo do normal e normal do que no grupo com sobrepeso e obesidade.

No contexto atual, a obesidade e o sobrepeso merecem uma atenção especial, uma vez que esta aumenta a morbimortalidade em pacientes com COVID-19.

A obesidade é uma epidemia mundial em expansão em países desenvolvidos e em desenvolvimento, por isso a questão da eficácia das vacinas COVID-19 em pacientes com obesidade é fundamental para a saúde mundial. O estado de inflamação crônica constante nos pacientes com sobrepeso e obesidade pode reduzir as respostas imunológicas, incluindo as respostas mediadas por células T, que são as respostas do nosso sistema imunológico, capazes de matar diretamente, como células infectadas pelo Sars Cov-2.

Continua após a publicidade

O infográfico abaixo ilustra de forma resumida a maneira que a obesidade pode reduzir as respostas imunológicas:

Como a obesidade pode reduzir a resposta imune à vacina Covid-19
Como a obesidade pode reduzir a resposta imune à vacina Covid-19 (Reprodução/Reprodução)

Como evidências já demonstraram que pacientes com obesidade apresentam respostas imunes reduzidas às vacinas contra influenza, hepatite B e raiva em comparação com os pacientes magros, o planejamento de um programa de vacinação eficaz nesse subgrupo é
fundamental, uma vez que ter uma população vacinada não é sinônimo de ter uma população imune, especialmente em um país com alta incidência de obesidade.

Embora mais estudos sejam realizados, esses dados podem ser de suma importância para o desenvolvimento de estratégias de vacinação para COVID-19, particularmente em pacientes idosos, obesos e/ou portadores de doenças crônicas como diabetes, câncer e doenças cardiovasculares.

Continua após a publicidade

Referências:

1.Pellini, R., Venuti, A., Pimpinelli, F., Abril, E., Blandino, G., & Campo, F. et al. (2021). OBESITY MAY HAMPER SARS-CoV-2 VACCINE IMMUNOGENICITY. doi: 10.1101/2021.02.24.21251664

2. https://portugues.medscape.com/verartigo/6506091 Medscape . Serfaty FM.

3. Obesity and COVID-19: what makes obese host so vulnerable?
Sameer Mohammad, Rafia Aziz, Saeed Al Mahri, Shuja Shafi Malik,Esraa Haji, Altaf Husain Khan, Tanvir Saleem Khatlani & Abderrezak Bouchama
Immunity & Ageing volume 18, Article number: 1 (2021)

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.