Imagem Blog

Fabiano Serfaty Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Fabiano M. Serfaty, clínico-geral e endocrinologista, MD, MSc e PhD.
Saúde, Prevenção, Tratamento, Qualidade de vida, Bem-estar, Tecnologia, Inovação médica e inteligência artificial com base em evidências científicas.
Continua após publicidade

CONHEÇA A AVALIAÇÃO BIOCINÉTICA: A ANÁLISE FUNCIONAL DO MOVIMENTO HUMANO EM 3D PARA PREVENÇÃO DE LESÕES EM ATIVIDADES FÍSICAS

A tendência mundial na área de saúde é buscar análises funcionais para auxiliar as decisões terapêuticas, assim como os exames cardiovasculares de esforço ou com imagens tridimensionais tem-se difundido mundialmente como fortes aliados para a prevenção de intercorrências cardíacas. A mesma tendência está sendo seguida para a prevenção de problemas músculo-esqueléticos. Enquanto os exames como […]

Por fernanda
Atualizado em 25 fev 2017, 18h32 - Publicado em 11 set 2014, 00h22

03

A tendência mundial na área de saúde é buscar análises funcionais para auxiliar as decisões terapêuticas, assim como os exames cardiovasculares de esforço ou com imagens tridimensionais tem-se difundido mundialmente como fortes aliados para a prevenção de intercorrências cardíacas.

A mesma tendência está sendo seguida para a prevenção de problemas músculo-esqueléticos. Enquanto os exames como a ressonância magnética e tomografia evoluem exponencialmente, identificando lesões em ossos e articulações com imagens cada vez mais detalhadas para estabelecer um diagnóstico e prognóstico terapêutico preciso,os testes biocinéticos procuram localizar alterações de força, carga e de movimento que estejam relacionadas à causa e ao efeito de tais lesões.

Screen Shot 2014-09-10 at 8.16.23 PM

Esses testes biocinéticos permitem ‘medir o funcionamento’ de qualquer segmento ou articulação do aparelho locomotor, com dados numéricos e objetivos, auxiliando na localização de sobrecargas musculares ou articulares potencialmente nocivas ao corpo. Desta forma pode-se elaborar um programa de prevenção, recondicionamento ou reabilitação física otimizada para a necessidade individual, minimizando o desenvolvimento de dores ou lesões ortopédicas.

Continua após a publicidade

Alguns testes identificam o risco de quedas em pessoas idosas e determinam quais alterações ortopédicas necessitam maior atenção para a reabilitação. Muitos esportistas, amadores e profissionais,fazem estes testes para encontrar possíveis alterações que possam ser corrigidas e melhorar seu desempenho antes de se lesionarem. Estes testes já estão disponíveis em muitas universidades e em alguns laboratórios particulares pelo Brasil.

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=j1VPGd3j2mY%5D
Legenda do Vídeo:
Teste de levantar e caminhar, aplicado principalmente a idosos, antes (à direita) e após (à esquerda) o tratamento baseado nos resultados do exame biocinético.

bolinha
Gustavo Leporace
Diretor Técnico da Biocinética
Fisioterapeuta (UFRJ) e Professor de Educação Física (UERJ)
Mestre em Engenharia Biomédica (COPPE/UFRJ)
Doutorando em Engenharia Biomédica (COPPE/UFRJ)
https://www.biocinetica.com.br

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.