Clique e assine com até 65% de desconto
Fabiane Pereira Por Fabiane Pereira, jornalista

Nomes da cena independente sobem ao palco do Teatro Prudential

Aos poucos, os espaços voltam a promover shows no Rio

Por Fabiane Pereira Atualizado em 13 nov 2020, 13h51 - Publicado em 13 nov 2020, 13h46

Quando eu comecei a apresentar o FARO, quase dez anos atrás, a imprensa não dava muito espaço para os artistas que estavam em início de carreira. Hoje a coisa mudou bastante. A proliferação de sites e blogs ajudou muitíssimo a difundir o trabalho dos artistas independentes. Jornalistas (e radialistas) são pilares fundamentais na cadeia produtiva da música. Sem o nosso serviço – jornalismo é prestação de serviço -, os artistas, especialmente os independentes e em início de carreira, teriam muito mais dificuldades para promover sua música.

Lamento muitíssimo quando vejo um artista crescendo profissionalmente e virando as costas pros jornalistas que ajudaram-no na caminhada. Mas já sabemos, graças a Cartola, que o mundo é um moinho, não é mesmo?

Na direção oposta da ampliação do espaço dado pela imprensa aos novos talentos da música estão os patrocinadores (marcas) e as casas de shows de médio e grande porte. Por isso é louvável a iniciativa do Teatro Prudential em promover a primeira edição do Somamos Festival que começará amanhã e vai até o dia 28 de novembro. Na programação doze atrações mostram a diversidade de ritmos e estilos da música produzida hoje em solo carioca. Chico Brown, Chico Chico, Luciane Dom, banda Pietá (um power trio extraordinário) entre outros, farão uma apresentação presencial ao ar livre que também será transmitida ao vivo na plataforma do teatro.

Quem abre a programação amanhã, 14 de novembro, é a artista Mariana Volker com o show Órbita, baseado em seu primeiro álbum solo, lançado em 2019. Mari é parceira da banda Gilsons do hit Devagarinho (se você ainda não ouviu, ouça). O DJ Iuri vai comandar as carrapetas (saudade, Casa da Matriz) todos os dias do evento. Os ingressos para assistir aos shows presencialmente custam a partir de R$ 50. Quem optar por assistir a transmissão on-line pode pagar um valor promocional de R$ 14.

Programação Completa – Somamos Festival

14/11 (sábado), às 20h – Mariana Volker

20 e 21/11 (sexta e sábado), às 20h – Chico Brown

Continua após a publicidade

22/11 (domingo), às 20h – Duda Brack e Chico Chico

25/11 (quarta), às 20h – Theo Bial e Quel

26/11 (quinta), às 19h30 – Barbara Sut +Luciane Dom + Tropicals (DJ)

27/11 (sexta), às 19h30 – Tuim + Banda Pietá + Tropicals (DJ)

28/11 (sábado) às 20h – Beraderos

 

Tarsilinha – Lançamento Zeca Baleiro feat. Ná Ozzetti

 

divulgação/Divulgação

O cantor, compositor e escritor Zeca Baleiro lançou hoje o single Tarsilinha, tema do filme de animação de mesmo nome. O longa é inspirado na obra de Tarsila do Amaral e conta a história de uma menina de 8 anos que embarca numa jornada incrível para recuperar as memórias roubadas de sua mãe. A canção ressalta a brasilidade presente no filme, especialmente nas suas cores, paisagens e personagens originários da cultura brasileira, como a Cuca e o Saci. A faixa tem a participação da extraordinária Ná Ozetti.

Continua após a publicidade
Publicidade