Clique e Assine a partir de R$ 8,90/mês
Fabiane Pereira Por Fabiane Pereira, jornalista

“Ponte Aérea: Portugal-Brasil”, no Youtube

Em agosto e setembro, vou entrevistar nomes que renovam a cena musical portuguesa no Papo de Música. Projeto tem patrocínio da UBC e da SPA

Por Fabiane Pereira Atualizado em 30 jul 2021, 16h24 - Publicado em 30 jul 2021, 12h45

Morei em Lisboa por dois anos, entre 2016 e 2018. Neste período fiz um mestrado e muitos amigos. Foi morando em Portugal que me descobri latino-americana. Mais precisamente foi quando a cantora Céu cantava a música “Varanda Suspensa” em um show na capital portuguesa que entendi a força de ser uma mulher latino-americana. Conto essa história pra ela neste papo. Por aqui, viramos as costas pros nossos hermanos e fechamos os ouvidos para a música lusófona. Mas não vim ao mundo para fazer parte da manada e, através do meu trabalho, busco constantemente amplificar vozes e propagar ideias.

Assim como todo mundo, muitos dos meus planos foram suspensos por causa da pandemia. Certamente alguns não serão mais retomados porque quando um projeto passa do “time”, ele simplesmente deixa de existir. Mas outros planos serão realizados, de modo diferente mas ainda sim, singular. É o caso da websérie “Ponte Aérea: Portugal-Brasil” que foi pensada para ser realizada presencialmente durante minhas “férias”, em abril do ano passado. Inicialmente seriam apenas cinco entrevistas com os artistas portugueses mais conhecidos do público brasileiro. Passagem adiada, vida suspensa, saúde mental comprometida e o resto vocês já sabem.

Mas com o avanço da vacinação, as luzes no fim do túnel começam a aparecer e esse projeto que, num primeiro momento, seria pequenino e presencial tornou-se grande e virtual com o patrocínio da UBC (União Brasileira de Compositores), em parceria com a SPA (Sociedade dos Autores Portugueses).

A fim de aproximar o público brasileiro dos artistas portugueses, o Papo de Música vai promover uma websérie com 18 entrevistas que vão ao ar durante os meses de agosto e setembro. Em um momento no qual a relação dos países está bastante estreita, o projeto irá realizar encontros informais, unindo as duas culturas e dando mais visibilidade à música da ‘Terrinha’.

Carminho é a convidada que abre o projeto no dia 3 de agosto. A fadista é uma das artistas mais populares de Portugal e também uma das artistas portuguesas da nova geração mais conhecidas no Brasil. Parceira de Chico Buarque, Milton Nascimento e Marisa Monte, Carminho tem uma relação muito próxima e profunda com a música portuguesa. Um de seus discos é uma homenagem ao nosso maestro soberano, Tom Jobim. Na mesma semana, no dia 5, conversarei com Ney Matogrosso e António Zambujo, numa entrevista dupla cuja pauta vai girar em torno das conexões artísticas entre os dois países. Nove das entrevistas do projeto serão individuais e nomes como Pedro Abrunhosa, Miguel Araújo, Salvador Sobral, Dino D’Santiago e Mayra Andrade já estão confirmados. As outras nove serão em dupla, sempre com um artista brasileiro e um português.

Os encontros irão ao ar toda terça, ao meio dia, e quinta, às 19h, no canal Papo de Música (as entrevistas duplas também irão ao ar no canal da UBC, no Youtube).

 

Continua após a publicidade
Publicidade