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Fabiane Pereira Por Fabiane Pereira, jornalista

Edital Natura Musical é confirmado para 2020

Seleção de projetos acontecerá no segundo semestre e processo pretende atender as novas demandas e fazer sentido no contexto da COVID-19

Por Fabiane Pereira - Atualizado em 1 jul 2020, 18h18 - Publicado em 1 jul 2020, 17h53

São poucas as boas notícias neste 2020 apocalíptico mas esta coluna traz com exclusividade um bom motivo para se comemorar: entre julho e agosto, o Natura Musical – mais importante edital de fomento voltado para a cena musical brasileira por meio do uso responsável e transparente de recursos incentivados – vai abrir inscrições para novos projetos que tenham a música como fio condutor. Em 2020, o programa completa 15 anos e desde seu surgimento apoia trabalhos de artistas em diversos formatos — que, em comum, refletem e contestam o momento de profunda transformação que vivemos.

No meio de uma crise sanitária, econômica, cultural e social, sem precedentes, como a que estamos vivenciando este ano, muitas empresas suspenderam seus investimentos em projetos culturais. Daí o comunicado da Natura ser um grande alívio.  A Head of Global Cultural Branding Natura Musical, Fernanda Paiva, também comemora. “A cultura é um vetor de transformação e este ano é um desafio para todos nós. Por isso, ao olhar o edital deste ano, o contexto de Brasil, o contexto das demandas que estão surgindo neste momento pra indústria cultural e para a economia criativa da música, foi preciso chamar gente do mercado para nos provocar e nos ajudar a entender a relevância do nosso edital”, explica.

As inscrições serão abertas em breve mas neste momento há dezenas de profissionais co-criando o edital. “São curadores, produtores musicais e gestores com bastante vivência no mercado. Queremos ter a garantia que o processo deste ano vai ressoar uma série de demandas específicas do contexto atual e, claro, expandir e multiplicar os recursos que vamos colocar dentro dessa rede”, avalia Fernanda.

E os recursos não são poucos. O programa completa 15 anos de atuação e, na totalidade, já foram investidos R$ 159 milhões no patrocínio de 467 projetos, impactando diretamente 1,8 milhão de pessoas. O valor de investimento de 2019, para projetos com atuação em 2020, é de R$ 14 milhões. Segundo pesquisa divulgada pela Fundação Getúlio Vargas, a cada R$ 1 investido em cultura pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, o retorno para a economia gira em torno de R$ 1,59. Se fizermos essa mesma relação para o investimento total de Natura Musical (considerando outras leis de incentivo e verba própria), o impacto total para o mercado da música no Brasil em 2020 é estimado em R$ 22,2 milhões.

Analisando esses valores, e conhecendo de perto as ações que a Natura Musical executa, ouso dizer que este edital, desde sua criação, mudou completamente o cenário da música atual brasileira. Até o momento foram lançados 1491 produtos culturais, mais de 20 novos álbuns por ano e o fomento ainda possibilita o mapeamento anual de vários projetos musicais em todo território nacional.

À frente da equipe do Natura Musical há 12 anos, Fernanda entende que a música tem um poder muito grande de gerar conexão. “A música conecta individual e socialmente, gera autoconhecimento, muda as paisagens sonoras, amplia as trajetórias de vidas. O simbolismo disso é imenso porque permite a descoberta de outras realidades e a aceitação mais afetiva e efetiva da pluralidade”, acredita.

De fato, os resultados da promoção cultural têm efeitos multiplicadores diversos. Além desta dimensão cidadã, a cultura também tem uma dimensão simbólica importantíssima quando investe de forma objetiva na pluralidade de manifestações marginalizadas por lógicas de mercado. Sabemos que na ausência de instituições do Estado, a cultura pode ser um elemento fundamental de mediação social. “Para o Natura Musical, as causas sociais são pilares da estratégia da marca Natura. Como escolha de estratégia temos três causas que numa visão de longo prazo geram mudanças significativas. A primeira causa social é “cada pessoa importa” e dentro dessa causa, a gente trabalha a diversidade, a geração de renda e a educação que geram inclusão social. Temos também a causa amazônica e a de resíduos. As três aprofundam o olhar para o bem estar individual e social. A Natura Musical é um desdobramento dessas estratégias, uma forma de gerar uma conexão mais afetiva com estas causas que a marca promove”, pontua Fernanda.

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Projetos Patrocinados

Certamente o patrocínio da Natura Musical ajudou Lenine a chegar mais longe com seu “Labiata”. A faixa “Martelo Bigorna” levou o prêmio de “Melhor Canção Brasileira” no Grammy Latino de 2009. Já Ney Matogrosso, outro beneficiado pelo edital, viu o antológico “Atento aos Sinais” ganhar como “Melhor Disco” no 26º Prêmio da Música Brasileira. Outro trabalho fundamental na música brasileira, que passou pelo edital da Natura Musical, foi o celebrado álbum “Mulher do Fim do Mundo”, de Elza Soares, ganhador na categoria “Melhor Disco” pela APCA, levou o Prêmio da Música Brasileira na categoria “Melhor Álbum” e ainda o Grammy Latino na categoria “Melhor Álbum Pop Contemporâneo Brasileiro”, em 2014. Este projeto fez o trabalho de Elza circular por todo mundo como há muito tempo não ocorria.

Além da renovação da carreira de nomes consagrados da música brasileira, a Natura Musical também tem o compromisso de promover novos artistas. Em 2011, Tulipa Ruiz teve o apoio do edital para lançar o álbum “Tudo Tanto”. No fim daquele ano o trabalho da cantora acumulava prêmios como o Multishow (categoria “Melhor Disco” pelo Superjúri), Troféu APCA (categoria “Melhor Disco”) e o Contigo! MPB FM de Música (categoria “Melhor Álbum Pop). Marcelo Jeneci, a banda O Terno, Saulo Duarte e a Unidade, Xênia França, Letrux, Emicida, Ava Rocha, Russo Passapusso, Edgar, Rubel e Anelis Assumpção são apenas alguns outros nomes da chamada “Nova MPB” que tiveram apoio da Natura Musical para materializarem seus projetos musicais.

A Natura é uma marca que conecta as pessoas numa perspectiva do propósito individual que vem a se somar a um propósito maior. A equipe Natura Musical é composta por profissionais que, ao contrário do que vemos no mercado, não são gestoras administrativas e sim gestoras afetivas dos projetos. “O Natura Musical é um lugar onde as pessoas veem refletidos seus próprios valores e propósitos. Temos como princípio sermos um espaço plural de inclusão, de diversidade, de representatividade e inovação, um espaço diário para estabelecer pontes. E para isso ser comunicado de maneira genuína, existe uma verdade que precisa ser vivenciada enquanto cultura”, garante Fernanda.

É notório que a principal plataforma de patrocínio da Natura assumiu, em 2005, um desafio que não apenas fortalece a produção cultural contemporânea, mas também contribui para que a música encontre novos meios para se propagar, com artistas cada vez mais conectados com seu público. Ao longo de 15 anos, o programa soma em sua história trabalhos premiados nacionalmente e internacionalmente, continua apoiando a construção da trajetória de nomes expoentes da música e mantém o compromisso de longo prazo com a cultura brasileira. “Muito do que vi emergir, eu conheci através de uma proposta de patrocínio ou uma intenção de apoio. Eu digo isso porque acredito que quando a gente tem uma ambição de mudar o mundo, de tornar o mundo mais bonito, temos que saber que essa mudança não vai acontecer do dia pra noite. Essa mudança vai acontecer numa perspectiva de médio e longo prazo. Então ao olhar a trajetória do Natura Musical é um motivo de orgulho porque materializa o que foi definido há 15 anos”, relembra Fernanda.

 

De olho no futuro

As causas de sustentabilidade trabalhadas pela marca serão incorporadas em todas as parcerias estabelecidas de agora em diante. Outra certeza é que projetos online terão mais atenção. “Percebemos que num momento de muita restrição, há uma enorme potência nos projetos online. A partir do ambiente digital é possível criar novos formatos, novas dinâmicas de conexão, multiplicar a rede exponencialmente”, indica Fernanda.

A cultura, espaço de práticas artísticas e estéticas, vai sobreviver a mais esta crise e quanto mais compreendermos seu potencial para o desenvolvimento do país, mais precisaremos valorizar e aplaudir empresas com propósitos como o Natura Musical.

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