Imagem Blog

Fabiane Pereira Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Fabiane Pereira, jornalista
Continua após publicidade

Marcelo D2 e Luiza Machado querem resgatar o orgulho de ser carioca

Bem Bolado Brasil se une ao casal em campanha que mostra aquele Rio com cara de Rio

Por Fabiane Pereira Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 5 abr 2021, 13h23 - Publicado em 5 abr 2021, 07h36

Eu não nasci no Rio, mas moro na cidade desde os 17 anos, então hoje já vivo aqui há mais tempo do que vivi em qualquer outro lugar no mundo e me sinto carioquíssima. “Me orgulho de ser carioca, me orgulho de ser brasileiro”, esses versos não são meus, embora – se eu soubesse versar – poderiam ser. São de Marcelo D2 na música “1967”, de seu primeiro disco solo, Eu Tiro É Onda (1998).

Vinte e três anos depois do lançamento da faixa, as mazelas do Rio de Janeiro não mudaram muito. Politicamente a cidade é um desastre. Pensar que boa parte do totalitarismo que tomou de assalto o governo federal é cria nossa, dá muita tristeza. Mas vale lembrar que o Rio também é a cidade mais cantada em verso e prosa por artistas (talvez perca, somente, para Nova York) e apesar do caos social continua maravilhosa.

 

Rio de Janeiro / Bem Bolado
Rio de Janeiro / Bem Bolado (Yasmin Nascimento/Divulgação)

 

Difícil conhecer um carioca que troque o Rio por qualquer outro lugar do mundo, de livre e espontânea vontade. Eu até conheço alguns que trocaram, mas todos voltariam correndo pra cá se conseguissem bons empregos por aqui. Eu mesma já ensaiei três saídas definitivas e nunca consegui sair de vez. E acho que nunca vou conseguir. Toda vez que estou a um passo da mudança, lembro dos shows no Circo Voador, das rodas de samba do Samba do Trabalhador, da mureta da Urca, dos botecos do Largo de São Francisco, do Museu de Arte Moderna no Aterro, do Parque Lage, das cachoeiras do Horto, do pôr do sol no Arpoador, das quadras das escolas de samba, do Carnaval de rua, dos mergulhos na praia da Urca, da feijoada em Santa Teresa, dos jogos do Flamengo no Maracanã, do Morro Dois Irmãos, do chope gelado do BG e aí eu dou outra chance. Sim, o Rio é aquele boy lixo que a gente sabe que, mais cedo ou mais tarde, vai vacilar outra vez, mas por ser gostoso, a gente releva.

Continua após a publicidade

E é essa dicotomia intrínseca do Rio que é retratada na campanha da Bem Bolado Brasil que chega hoje as redes e as ruas sob o olhar da produtora Pupila Dilatada, de Marcelo D2 e Luiza Machado. O casal preparou um grande filme composto por diversos mini clipes que funcionam sozinhos também. Existem vários Rios de Janeiro, da Zona Sul a Zona Norte, cada cantinho dessa cidade conta uma história. A que eu vou contar para vocês é o Rio Bem Bolado. Esse Rio da sagacidade carioca, da boemia da Lapa, das rodas de samba e muito Carnaval de rua. Do povo que anda sorrindo debaixo de suas máscaras, que não perde a esperança por um futuro melhor até quando o presente pesa”, explica Marcelo D2. “Cada vez que eu ando por suas ruas me apaixono ainda mais por essa cidade. Já reparou que todo mundo no Rio de Janeiro se conhece?”, brinca o rapper e diretor.

 

 

Taí uma verdade. Carioca se conhece. Ou melhor, se reconhece. E acho esse reconhecimento bonito. Ninguém pode falar mal do Rio, só nós.

Continua após a publicidade

No filme dirigido por Marcelo e Luiza, imagens de um Rio apaixonante. Mercadão de Madureira, trilho do trem, Morro da Conceição, bondinho de Santa Teresa, Morro dos Prazeres, Museu do Amanhã e muita arte de rua.

A campanha rola durante boa parte do mês de abril e visa resgatar o orgulho genuíno de ser carioca. Mas também promove o lançamento da seda de Marcelo D2, espalha lambe-lambes ilustrados pelas ruas da cidade e prepara uma projeção artística com VJ show numa empena localizada na frente do Cristor Redentor, transmitida do bairro do Humaitá.

A Bem Bolado é uma empresa acostumada a transformar ideias inovadoras em realidade. Num momento como este, é importante falar de empresas que se unem a artistas que têm o que dizer. “Diante de tantas notícias desanimadoras e da situação do nosso país, pensamos que é o momento para tentar resgatar o orgulho de ser brasileiro. Orgulho que a gente já não sente faz tempo. Vivemos em um dos países mais lindos do mundo, o Rio de Janeiro é nosso cartão postal e diante de tanta coisa ruim, a gente nem se lembra disso. Eu vejo essa campanha como um presente para o brasileiro, principalmente para o carioca”, acredita Fabrício Penafiel, diretor de marketing da Bem Bolado.

Num país que criminaliza tanto a cultura, a responsabilidade social de empresas é ainda maior e a Bem Bolado mostra que é possível continuar vendendo seus produtos sem deixar de promover relações sustentáveis entre arte e economia. Belo exemplo.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.