Clique e Assine a partir de R$ 6,90/mês
Fabiane Pereira Por Fabiane Pereira, jornalista

Junho, mês do orgulho LGBTQIA+

Rico Dalasam, representante do queer rap, é o convidado do FARO na Nova Brasil FM

Por Fabiane Pereira Atualizado em 24 jun 2021, 20h53 - Publicado em 24 jun 2021, 19h59

Em vários países do mundo, incluindo o Brasil (quer Bolsonaro concorde ou não), o mês de junho é marcado por manifestações a favor dos direitos da comunidade LGBTQIA+. Mais especificamente é no dia 28 de junho, próxima segunda, que se celebra o Dia Internacional do orgulho LGBTQIA+. Essa data é o marco-zero da luta pelos direitos LGBTQIA+ porque foi nesse dia, num distante 1969, nos Estados Unidos, que uma das mais importantes rebeliões civis da história aconteceu. Conhecida como a Rebelião de Stonewall, gays, lésbicas, travestis e drag queens enfrentaram a força policial em um episódio que serviu de inspiração para o Movimento LGBTQIA+ em todo planeta.

A data tem como principal objetivo, a conscientização da população sobre a importância do combate à homofobia e a transfobia para a construção de uma sociedade livre de preconceitos, independente da orientação sexual e identidade de gênero.

Como jornalista e apresentadora de um programa de rádio que alcança mais de 400 cidades em todo o Brasil é minha obrigação profissional e cidadã levar para os ouvintes informações precisas sobre o tema e dar voz a representantes da comunidade LGBTQIA+. Por isso, o FARO desta semana recebe o rapper Rico Dalasam, uma das canetas mais afiadas do rap nacional e um dos expoentes do Queer Rap (Rap Gay), um movimento musical que chegou ao Brasil na metade da década de 2010.

Rico é um dos artistas patrocinados pelo edital Natura Musical 2021, empresa que assumiu o compromisso público de fomentar a cultura, especialmente a música, brasileira nas últimas décadas. Dos 43 novos projetos selecionados este ano – cujo foco são iniciativas que, sobretudo, desenvolvem projetos artísticos com identidade própria, refletindo narrativas contemporâneas e gerando impacto social, econômico e ambiental positivo – nove são oriundos da comunidade LGBTQIA+.

 

O novo projeto de Rico que será patrocinado pela Natura Musical ainda está sendo desenvolvido mas o álbum Dolores Dala, o Guardião do Alívio já está disponível em todas as plataformas digitais e faz uma ode ao alívio de um coração marcado por diversas dores. Distribuído pela Altafonte, outra empresa cujo propósito é ser parceira da cena independente, o disco revisita as emoções, os afetos, a vida e a carreira do rapper.

O FARO vai ao ar toda quinta, às 22h e pode ser ouvido através das ondas radiofônicas e também pelo site ou app da rádio Nova Brasil FM.

Continua após a publicidade

Publicidade