Imagem Blog

Fabiane Pereira Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Fabiane Pereira, jornalista
Continua após publicidade

Uma semana dedicada à cena musical independente do Rio de Janeiro

Papo de Música e Festival Faro provam que, apesar da crise instalada na cidade, a arte resiste

Por Fabiane Pereira Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 16 set 2020, 10h17 - Publicado em 16 set 2020, 10h06

Estamos no meio da 7ª edição do Festival Faro. Estreamos na segunda com dois shows arrebatadores (Pietá e Marina Íris) e ontem rolaram outros dois shows potentes (Luciane Dom e Caio Prado). Esta noite, a partir das 20h, com transmissão exclusiva no canal Papo de Música no Youtube, o festival vai receber o encontro de Victor Mus e Caru. Amanhã, será a vez de Anderson Primo e Julia Mestre. Sexta, duo Troá e Mariana Volker.

 

 

O Rio de Janeiro é uma cidade de contrastes. É o maior destino turístico internacional. O bairro de Copacabana e Ipanema já foram cantados em versos, prosas, samba, funk, rap, choro e bossa. É a cidade brasileira mais conhecida mundo afora por isso tudo que acontece por aqui funciona como uma espécie de “retrato” nacional no exterior. Nossa música é reflexo disso. A bossa nova e o samba são os gêneros musicais brasileiros mais populares no mundo e ambos têm o Rio como berço.

Continua após a publicidade

O Rio de Janeiro talvez seja também a cidade mais mal tratada pelo poder público. “Saqueada” é a palavra mais adequada para se referir a forma como muitos políticos agem por aqui. A esta altura já é sabido pelo mundo que Witzel é o 6º governador do Estado na mira da Justiça em menos de 4 anos. Cinco foram presos. Podia ser caô mas é real.

Em momentos difíceis, em que há sobreposições de crises (econômica, política, social, sanitária…), a arte é a única válvula de escapa que eu boto fé. E não quero nem falar de fé porque me lembra Crivella e aí é outra derrota. Falemos de arte. De arte como instrumento de mediação social.

O rapper Delacruz, meu convidado da semana no Papo de Música, é cria de Vigário Geral, favela localizada na Zona Norte da cidade. Ele podia ser apenas um número na triste estatística que cisma em alvejar jovens pretos e periféricos mas a arte o fez exceção à regra. Com números expressivos nas redes sociais e plataformas de streaming, passagem pelo Rock in Rio e dois discos lançados, Delacruz tem consciência que a luta é diária e o caminho longo.

 

 

Sem o incentivo do poder público, esses jovens e talentosos artistas precisam ressoar. Poucos são os espaços encontrados para reverberar suas vozes. Mas ninguém desiste porque assim como eu, esses artistas acreditam que eles passarão, “nós” passarinho. E viva Mário Quintana.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.