Imagem Blog

Fabiane Pereira Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Fabiane Pereira, jornalista
Continua após publicidade

Tô me guardando pra quando o Carnaval passar

Carnaval é o antônimo de lockdown e qualquer movimento diferente do confinamento é distopia

Por Fabiane Pereira Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 16 fev 2021, 14h20 - Publicado em 16 fev 2021, 14h07

Entre 2016 e 2018, passei uma temporada em Lisboa por causa de um mestrado. Mesmo tendo me programado, não consegui estar no Brasil no Carnaval de 2017 e achei que jamais experimentaria uma sensação tão oca. É difícil explicar um estado de não sentir.

Alguém já me disse que a música popular brasileira explica tudo e é a ela que eu recorro, agora, numa tentativa de me fazer entender: qualquer coisa que se sinta, tem tantos sentimentos, deve ter algum que sirva. Tenho certeza que Arnaldo Antunes jamais pensou que seus versos seriam empregados para explicar a falta que o Carnaval faz na vida dos brasileiros.

Naquele ano, em 2017, na época do Carnaval, choveu uns vinte dias ininterruptos em Lisboa. Fazia frio, quer dizer, fazia uns 10 graus e eu passei todos aqueles dias entre livros e scroll no Instagram. Foi a única vez na vida que tive pena dos nossos colonizadores. A gente tem Carnaval, eles não. Confesso que achei bonito ver os portugueses se esforçarem para fazer um Carnaval “digno”, mas o esforço era em vão. Triste nascer em Portugal, nosso país irmão, e não saber o que é Carnaval de verdade.

Lá só é feriado na terça. Por aqui, em outros tempos, hoje seria o sexto dia de feriado consecutivo. Ano passado experimentei em uma semana o Carnaval stricto sensu de três capitais: Recife, Salvador e Rio. E, certamente, foi graças a estas trocas intensas – que só a maior festa popular do mundo proporciona – que não entreguei os pontos em 2020.

Carnaval é o antônimo de lockdown. Não há estado de vírus, só de fluidos. É nessa época que esquecemos até que somos (des)governados pelo “ele não”. É a pororoca das ruas que mantem a nossa imunidade alta o resto do ano. Se até Chico Buarque se guarda pro Carnaval, imagina nós, reles mortais?

Continua após a publicidade

Mas esse ano, o lance é se guardar pra quando o Carnaval passar. Se guardar até que toda a comunidade esteja vacinada e possa de novo desfilar, imunizada, pela Avenida. Este ano, o melhor bloco é o do confinamento. Qualquer coisa diferente disso vai pra conta da distopia, do negacionismo, da sensação oca.

Acredite, vai passar. No fim das contas, viver é experimentar de tudo um pouco mas neste momento ímpar pra humanidade, de todos os sentimentos, o único que serve é a empatia.

 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.