Imagem Blog

Fabiane Pereira Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Fabiane Pereira, jornalista
Continua após publicidade

Bacurau vira referência para clipe do duo mineiro Hot e Oreia

As faixas "Presença" e "Domingo" inspiram registro audiovisual com duras críticas ao cenário sociopolítico brasileiro

Por Fabiane Pereira Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 8 dez 2020, 19h23 - Publicado em 8 dez 2020, 19h18

O filme Bacurau, um dos mais importantes da história recente do cinema nacional, foi a grande referência para a dupla de rappers mineira, Hot e Oreia, em seu mais novo clipe que une as faixas “Domingo e Presença”.

 

 

Dirigido por Belle de Melo e com produção da Cave, o filme tangencia as artes plásticas – os quadros “Antropofagia”, de Tarsila do Amaral, “A Sereia”, de Alfredo Volpi, “Exu Black Power”, de Abdias do Nascimento e “A Última Ceia” de Leonardo da Vinci – e cita a história da música popular brasileira, reproduzindo parte do discurso de Caetano Veloso no Festival Internacional da Canção em 1968. Tudo isso, floreado por rimas e cenas impactantes com duras críticas ao atual cenário sociopolítico brasileiro. Aliás, a voz de Caetano Veloso se faz presente na faixa “Presença”, assim como a do cantor e compositor Nelson Ned em “Domingo”.

As duas faixas, “Domingo” e “Presença”, fazem parte do álbum “Crianças Selvagens”, que o duo lançou em setembro deste ano. O clipe endossa o estilo de Hot e Oreia acostumados a unir versos e imagens para bradar, de forma bem humorada, por suas causas e contra injustiças sociais. “Escolhemos Bacurau como pano de fundo porque traz essa representação do que é ser brasileiro e como as figuras em cargos de poder não nos representam enquanto coletivo”, explica Hot. “Mostra nossa visão sobre como esses políticos de hoje são tão coloniais quanto os que chegaram aqui há mais de 500 anos”, acrescenta.

Para Oreia, o processo de produção do filme foi revolucionário. “Como nos nossos outros clipes, queríamos provocar uma reflexão sobre a diferença de classes e a supremacia branca que rolam no país. A referência a Bacurau veio disso. De certa forma, durante as filmagens, essa diversidade também surgiu, nos servindo como um processo de aprendizagem profundo”, afirma.

Continua após a publicidade

Papo de Música

Recentemente eu entrevistei os dois artistas no quadro #DeFrenteComFabi no meu canal no Youtube, o Papo de Música. Vale conferir:

 

Continua após a publicidade

 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.