Clique e Assine a partir de R$ 12,90/mês
Fabiane Pereira Por Fabiane Pereira, jornalista

Amazon Music lança minidoc sobre a atual geração de artistas da MPB

Com argumento de Rubel, que, além de cantor e compositor, é cineasta e roteirista, a plataforma promove a nova cena

Por Fabiane Pereira Atualizado em 5 out 2021, 11h57 - Publicado em 4 out 2021, 20h00

A música popular brasileira é o gênero em destaque no Amazon Music neste mês de outubro, e o serviço de streaming lançará uma série de conteúdos exclusivos que abrem espaço a nomes consagrados quanto a artistas que renovam a cena musical do país. O destaque é o minidocumentário Frescor MPB – O que está acontecendo?, já disponível no app e no canal do YouTube do Amazon Music.

 

 

O minidoc debruça-se sobre a nova geração de artistas da MPB. “Eu acho que esse é o futuro da música: a gente não se rotular em um nicho ou em uma caixa. A gente faz música popular brasileira, e isso é lindo demais. É rico, inspirador”, afirma Duda Beat em entrevista para o filme.

Continua após a publicidade

Com o argumento inicial assinado pelo cantor e compositor Rubel – ele mesmo é um representante da geração de artistas que está renovando o gênero -, a produção também traz depoimentos de Anavitória, Cícero, Tó Brandileone, Luedji Luna, entre outros. Rubel participou de todo o processo criativo do filme junto com Amazon Music e os diretores Fernando Neumayer e Luís Martino. Ele também acompanhou as entrevistas de seus amigos da música.

 

Cantor e compositor Cícero
Cícero, cantor e compositor divulgação/Internet

A ideia é mostrar como o gênero musical não ficou preso à obra de artistas consagrados e segue em constante processo de renovação. O trabalho de artistas que buscam cada vez mais sua própria identidade abraça outros gêneros, como o pop, o rap e a black music. “Eu vejo pelo lado mais emotivo, é música para o meu povo. O estilo musical não importa. Se amanhã eu vou fazer rap, axé ou funk, tanto faz. É tudo música popular brasileira, música para as pessoas”, afirma o cantor e compositor carioca Cícero.

Ainda com o objetivo de celebrar a MPB, a plataforma vai prestar homenagens a um dos mais importantes músicos do Brasil: Milton Nascimento. Um EP original – o primeiro do serviço de streaming no Brasil – com versões para quatro de seus maiores sucessos interpretadas por jovens artistas poderá ser conferido a partir de 19 de outubro no aplicativo. São elas: Maria Maria, por Vitor Kley; Nada Será como Antes, por Céu; Cais, por Luedji Luna; e Travessia, por Bryan Behr.

Milton também é destaque no podcast [RE] Discover deste mês. O programa traça a trajetória do artista, além de contextualizar o gênero MPB no Brasil. Apresentado pelo ator Gabriel Leone, o episódio estará disponível no dia 26 deste mês no aplicativo do Amazon Music, no Youtube e nos aparelhos Echo.

 

Continua após a publicidade
Publicidade