Imagem Blog

Fabiane Pereira Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Fabiane Pereira, jornalista
Continua após publicidade

7ª edição do Festival Faro será on-line e vai celebrar novos artistas

Músicos independentes da nova geração carioca (ou radicados no Rio de Janeiro) poderão tocar no rádio e nas redes

Por Fabiane Pereira Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 13 jul 2020, 12h24 - Publicado em 13 jul 2020, 12h07

O programa de rádio FARO – transmitido semanalmente na MOOD FM (104.5 FM) – vai promover a 7ª edição do Festival FARO, entre os dias 21 e 25 de setembro. A edição será realizada on-line e vai celebrar artistas independentes que estejam dando seus primeiros passos na carreira. Com transmissão simultânea na página do FARO no Facebook e no canal Papo de Música, no Youtube, o festival vai promover a música brasileira produzida na cidade do Rio de Janeiro.

O festival é uma extensão do FARO, programa que em 2020 completa 12 anos de existência no dial carioca. Apresentado por mim, o FARO, desde seu surgimento, abre espaço para a nova safra de músicos contemporâneos.

Sabemos que 2020 é um ano desafiador para todos. Muito pouco do que foi planejado no último réveillon foi colocado em prática. O in loco deu lugar para o on-line. Mas como curadora do FARO, continuo indo atrás de novos artistas do Oiapoque ao Chuí para apresentar aos ouvintes do programa a diversidade ímpar da música brasileira. Nas edições anteriores do Festival Faro misturávamos, no palco, sons das cinco regiões do país. Mas desde que a Organização Mundial da Saúde declarou a pandemia do novo coronavírus, o mundo precisou se adaptar a este novo momento e os festivais de música Brasil afora também.

A esta altura já é sabido por todos que a classe artística foi uma das primeiras a parar suas atividades para evitar aglomerações e, consequentemente, o aumento de contaminados pelo vírus. Todos os profissionais da cadeia produtiva da música viram seus rendimentos caírem. Muitos artistas independentes viram sua fonte de renda desaparecerem por completo.

Continua após a publicidade

Pensando nesses profissionais independentes que ainda estão em início de carreira e moram no Rio de Janeiro, cidade em que as políticas públicas voltadas para a cultura são precárias, decidimos promover a 7ª edição do Festival Faro neste novo formato cujo regulamento segue abaixo.

Digo “decidimos” porque o FARO é uma marca que pertence a empresária Ariane Carvalho (rádio MPB FM e casa de shows Miranda) e toda e qualquer decisão referente ao programa passa por ela. Ariane é uma espécie de mecenas contemporânea da música brasileira e, nesta edição do festival, também vai assinar a curadoria junto a outros profissionais.

O Festival FARO 2020 vai continuar celebrando os encontros musicais e propondo uma diversidade de olhares, vozes, gêneros, cores, perspectivas e sentidos. Queremos compreender as várias camadas que constituem esse atual cenário da música produzida na cidade do Rio de Janeiro. Serão dez artistas, cinco encontros. Seis destes artistas serão escolhidos pela curadoria. Outros quatro serão escolhidos através de voto popular. Todos os artistas do line up precisam cantar em português e estar em construção de carreira nos últimos anos.

Continua após a publicidade

Os encontros musicais serão presenciais e realizados com toda segurança em um local na cidade do Rio de Janeiro. Todos os encontros serão transmitidos online.

O Faro MPB é transmitido todos os domingos, em 104.5 FM, no dial carioca, às 21h.

 

Patrocínio (ou a falta dele)

 

O Festival FARO 2020 ainda não tem patrocínio e como muitos artistas estamos buscando uma marca que entenda a importância de fomentar a música, formar novas plateias e ajudar esta cadeia produtiva a sair mais fortalecida desta crise sem precedentes. Sabemos que os festivais são hoje um ambiente de conexão direta com o público e de circulação da produção contemporânea. Fortalecer os festivais é fortalecer toda uma cena.

Regulamento: 7ª edição do Festival Faro

 

  • A 7ª edição do Festival FARO / versão on-line será transmitida em duas plataformas simultaneamente: na página do FARO, no Facebook e no canal Papo de Música, no Youtube.
  • A 7ª edição do Festival FARO / versão on-line vai acontecer entre os dias 21 e 25 de setembro, das 20h às 21h30.
  • A 7ª edição do Festival FARO / versão on-line  vai promover CINCO encontros musicais com DOIS artistas por dia (encontros presenciais).
  • A curadoria da 7ª edição do Festival FARO / versão on-line vai escolher diretamente SEIS artistas. Os outros QUATRO artistas a completarem o line up do evento serão escolhidos pelo VOTO POPULAR.
  • Todas as apresentações desta edição do Festival FARO serão presenciais e acontecerão diretamente de um espaço localizado na Zona Sul do Rio de Janeiro (a confirmar). O evento se compromete a fornecer rider de som e luz básicos para um show pocket e a higienizar o espaço seguindo as recomendações da OMS.
  • Devido à restrições sanitárias atuais, serão aceitas apenas propostas em que um artista solo pode ser acompanhado apenas por mais um músico. E bandas só poderão se apresentar com no máximo três integrantes em sua formação. Não aceitaremos inscrições com outros formatos.
  • Todos os artistas selecionados para o line up do Festival FARO se comprometerão a fazer uma apresentação em parceria com outro artista do evento escolhido pela curadoria.
  • O formato da apresentação consiste em: cada artista fará um pocket show solo de 30min MAIS uma apresentação de 15 minutos acompanhada de um segundo artista.
  • Todos os artistas receberão um cachê pela apresentação (valor a ser definido).

Inscrições 

 

  • As inscrições serão abertas no dia 15 de julho e encerram-se às 23h59 do dia 30 de julho de 2020.
  • Só serão aceitos no line up da 7ª edição do Festival FARO / versão on-line artistas que tiverem, pelo menos, um álbum ou um EP (com mínimo de quatro faixas) lançado entre 2018 e 2020.
  • O artista que quiser participar da 7ª edição do Festival FARO / versão on-line precisará enviar por email:

–> Pelo menos 01 link de uma apresentação ao vivo

–> Pelo menos 01 link para audição do trabalho

Continua após a publicidade

–> Release completo do trabalho mais recente

–> Release biográfico sobre o artista

–> 02 fotos de divulgação (recentes)

Continua após a publicidade
  • A curadoria do Festival Faro terá entre os dias 31 de julho e 11 de agosto para selecionar os OITO artistas que irão para o VOTO POPULAR.
  • Os oito artistas selecionados para voto popular serão anunciados ao público através da conta do FARO (@farompb) no Instagram no dia 12 de agosto de 2020.
  • Entre os dias 12 e 28 de agosto de 2020, os artistas selecionados deverão engajar suas redes de apoio no voto popular.
  • Os quatro artistas cujos POSTS tiverem maior números de curtidas (likes) até às 23h59 do dia 28 de agosto de 2020 estarão automaticamente no line up da 7ª edição do FESTIVAL FARO.
  • O line up completo da 7ª edição do Festival FARO / versão on-line será divulgado nas redes sociais e na imprensa no dia 31 de agosto de 2020.
  • Todos os artistas selecionados para a 7ª edição do FESTIVAL FARO terão uma música de trabalho incluída na programação do FARO na rádio MOOD FM (104.5) durante os meses de agosto e setembro.

Importante

 

O Festival FARO preza pela diversidade cultural e identitária que são o reflexo da cidade do Rio de Janeiro. Serão desclassificadas as participações de conteúdo ofensivo, calunioso, difamatório, injurioso, racista, machista, homofóbico e de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, com conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas, com linguagem grosseira, obscena ou pornográfica.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.