Imagem Blog

Esquinas do Esporte Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Alexandre Carauta, jornalista e professor da PUC-Rio
Pelos caminhos entre esporte, bem-estar e cidadania
Continua após publicidade

Senna e Paulo Gustavo: inspirações para reconduzir a humanidade ao pódio

Força integradora da arte e do esporte fortalece consciência coletiva essencial à revisão de prioridades

Por Alexandre_Carauta Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 14 Maio 2021, 13h57 - Publicado em 9 Maio 2021, 01h14

A guerra contra o vírus expõe a ferida das prioridades. Delas se orgulhariam nossas mães, filhas, professoras?

Do existencialismo à Pirâmide de Maslow, múltiplas teses cartografam o prioritário no curso de necessidades, desejos, dilemas. Como sabia Shakespeare, o poder historicamente guia as prioridades dominantes. Elas ultrapassam as fronteiras de gabinetes e tributais. Não raramente redundam violência e desamparo.

Nem o flagelo pandêmico ameaça tal incidência. Combinada à recessão moral, desemboca na falta de vacina, de fraternidade, de densidade cívica. Deságua nas sabotagens às regras sanitárias, na politização da saúde em pleno massacre, na falsificação de atestados para furar a fila do imunizante.

Essas farinhas do mesmo saco pouco têm de pitoresco. Indicam traços estruturais, como o passivo escravocrata e coronelista. Sistemáticos catalisadores de preconceitos, privilégios, descasos, covardias.

Ao refletir sobre o totalitarismo, a filósofa Hannah Arendt (1906-1975) considerava que o mal se banaliza na incapacidade de pensar o bem comum. Arendt destrinchava a genética obscurantista. Mais atual, impossível.

Desde que nos proclamamos reis do pedaço, a responsabilidade social encontra barreiras ao camarote das prioridades. Felizmente figuras como Paulo Gustavo lembram a importância de seguir tentando.

A comoção em torno da despedida prematura do ator transcende a identificação com as personagens recheadas de cotidiano: caricaturas do caldeirão brasileiro e da comédia humana. Daí a universalidade refletida no aplauso plural, agregador, irrestrito.

Continua após a publicidade

Quando faz rir de nós mesmos, Paulo Gustavo dispersa egoísmos e vaidades do varejo para acalentar o atacado do estar-junto. Um condão típico da arte e do esporte.

Grandes ídolos e eventos esportivos, em especial a Olimpíada, emanam essa força integradora. Por isso encantam o marketing no constante empenho em lubrificar relações de consumo.

O adeus igualmente precoce de Ayrton Senna confluiu uma integração memorável. Há 27 anos, a fatídica curva Tamburello transformava o prodígio em mito. Muito antes, ele já unia corações.

Senna era a flor no asfalto. Uma bonança às tormentas nacionais. Uma ponte ao impossível. Era o lampejo de um Brasil vitorioso no breu das injustiças renitentes. A realidade vestida de ficção.

Paulo Gustavo era a ficção vestida de realidade. Espelho convertido em escárnio, e vice-versa. Um despretensioso e divertido divã. Era humanidade na veia, descida do salto.

Acima de esperanças e sorrisos, o piloto e o ator despertavam humanidade. Inspirações para reavivarmos a consciência coletiva e mudarmos as prioridades. Para estancarmos a depreciação da vida alheia e a epidemia de indiferença cujas vítimas – nos hospitais, nas favelas, nas margens esquecidas – acumulam-se como se não houvesse outra iminência senão a Tamburello.

Continua após a publicidade

__________________________________

Por falar em inspiração

As ponderações acima nasceram da leitura do texto “Pessoas com deficiência são prioridade nas prioridades”, de Paula Ramos e André Albuquerque, publicado semana passada no jornal O Globo. Uma aula de sensibilidade e lucidez.

___________________________________

Alexandre Carauta é doutor em Comunicação, mestre em Gestão Empresarial, especialista em Administração Esportiva, formado também em Educação Física.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.