Imagem Blog

Daniela Alvarenga Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Daniela Alvarenga, médica, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia
Continua após publicidade

Quarentena: 10 dicas para fazer deste período um aliado da sua pele

Já que estamos em casa, aproveite para fazer microesfoliação, hidratação e lembre-se de usar filtro solar

Por Daniela Alvarenga
Atualizado em 25 mar 2020, 17h32 - Publicado em 25 mar 2020, 14h10

Está difícil para todo mundo lidar com o isolamento social, mas já que precisamos nos manter em casa pelo bem de todos, que tal pensarmos em alguns pontos positivos? Se é o que temos, vamos aproveitar a quarentena para dar um up! Algumas patologias dermatológicas, como melasma, podem melhorar bastante neste período exatamente pela diminuição de exposição ao sol. Não esqueça que a pele precisa de rotina. Além de manter os cuidados habituais, experimente acrescentar estas 10 dicas para estar ainda melhor quando tudo isso acabar.

1. Descanse o cabelo
Aproveite para lavar dia sim, dia não, as madeixas, para evitar que a detergência dos produtos resseque muito os fios. Aplique uma máscara nutritiva ao menos uma vez por semana. E deixe de lado o secador neste período.

2. Microesfoliação do rosto
Duas vezes por semana, faça uma limpeza mais profunda e uma microesfoliação aplicando seu sabonete específico para lavar o rosto com uma gaze. Faça movimentos circulares sem esfregar demais.

3. Use filtro solar
Mesmo estando dentro de casa é importante lembrar de aplicar diariamente filtro solar para proteger a pele da luz visível e dos raios ultravioletas que entram. Esse lembrete é importante principalmente para quem tem melasma – aliás, o confinamento é um ótimo momento para ser ainda mais disciplinada no tratamento de melasma e conseguir obter neste período resultados ainda melhores.

4. Hidrate o corpo
Muita gente evita usar um hidratante mais espesso no dia a dia para não ficar muito “grudenta”. Mas já que estamos em casa, vale aproveitar para hidratar bem a pele. Opte por um hidratante corporal mais grosso, pode ser até destes com textura de “manteiga corporal”. Aplique principalmente nos braços e pernas. Evite passar esse mesmo hidratante nos glúteos, colo e costas porque são áreas mais propensas a espinhas.

Continua após a publicidade

5. Lave e hidrate as mãos
Com pouco mais de uma semana de confinamento, você já deve estar sentindo as mãos bastante ressecadas em função dos cuidados de higiene para prevenção do coronavírus. Já falamos sobre isso na coluna sobre álcool gel, mas vale repetir: lembre-se de passar um creme pelos menos 3 ou 4 vezes ao dia depois de lavar as mãos. Além disso, muitas pessoas não tinham o hábito de lavar louça e fazer a limpeza da casa, o que também vai contribuir para o ressecamento das mãos. Então, hidrate bastante.

6. Pés fininhos
Como estamos muito tempo descalços, em casa, não se esqueça de aplicar um creme hidratante específico para os pés. Para intensificar a hidratação, enrole os pés com filme PVC (papel filme) e coloque uma meia por cima. Você pode fazer isso por 3 a 4 horas duas vezes por semana ou então durma com os pés assim. A oclusão aumenta a penetração do produto na pele. Os pés vão ficar fininhos.

7. Duplique a rotina de tratamento
Como estamos em casa o tempo todo, aproveite para repetir a rotina de cuidados da manhã no rosto logo depois do almoço. Assim você vai fazer o tratamento diário três vezes ao dia: manhã, tarde e noite. Ao reaplicar os produtos da manhã, incluindo o filtro solar, você vai potencializar os efeitos.

8. Menos gilete
Para os homens, a proposta é que façam barba com menos frequência, evitando passar a gilete diariamente e assim dando um descanso para a pele. É uma maneira de evitar irritações e foliculites neste período.

Continua após a publicidade

9. Colo e pescoço
Muitos pacientes são super disciplinados com o rosto mas têm dificuldade de incluir na rotina diária os cuidados com colo e pescoço e às vezes só se lembram de cuidar da região quando os sinais de envelhecimento já avançaram. Quanto mais cedo prevenirmos, melhor. Que tal tentar aproveitar este momento para aderir aos cuidados dessas partes do corpo? Quem não tiver indicação de produtos específicos pode aplicar na região os produtos que já aplica no rosto, incluindo o filtro solar.

10. Atenção especial às pálpebras.
Faça compressas de gelo ou chá de camomila gelado duas vezes ao dia para suavizar bolsas e olheiras. Aproveite o tempo maior e intensifique o tratamento dessa região que mais precocemente envelhece. Não esqueça que ela também precisa de filtro solar.

E não esqueça do seu dermatologista que, assim como eu em relação aos meus pacientes, deve estar morrendo de saudades de você! Nos vemos em breve!!!

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.