Imagem Blog

Daniela Alvarenga Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Daniela Alvarenga, médica, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia
Continua após publicidade

A desconstrução da rainha de bateria

Mangueirense Evelyn Bastos transgride conceito de beleza e mostra sua voz  

Por Daniela Alvarenga
Atualizado em 20 mar 2020, 17h12 - Publicado em 28 fev 2020, 11h02

O carnaval 2020 vai ficar lembrado como uma plataforma importante de manifestações e defesas de causas, sejam elas políticas, ambientais, sociais, de gênero ou raciais. Uma das imagens que mais marcou o desfile das escolas de samba foi a apresentação de Evelyn Bastos, a rainha de bateria da Mangueira. Ao atravessar a passarela completamente vestida com um manto roxo bordado e sem sambar, ela chacoalhou o conceito de rainha de bateria.

Aos 26 anos, Evelyn rompeu com muitos padrões neste carnaval. Ela emocionou ao apresentar Jesus, enredo da verde e rosa, na forma de mulher negra – forte e linda. Ela revolucionou como musa da escola por estar completamente coberta – e, ainda assim, deslumbrante. Ela inovou ao optar por não sambar, mas interpretar. E, para ficar no tema da coluna, transgrediu a ideia de beleza atrelada às rainhas de bateria. Como sempre reforço,  o tal conceito de beleza que não deve respeitar padrões, este sim, é único.

Por romper tantas barreiras e aceitar correr riscos, Evelyn foi definitivamente um dos principais destaques deste carnaval – e certamente será lembrada nos próximos anos. Ela subverteu a objetificação da mulher como rainha de bateria e mesmo assim ganhou todos os holofotes. A musa da Mangueira conseguiu mostrar que beleza é um dos seus atributos, mas que ela tem muito mais a dizer. A rainha da verde e rosa soube como poucas abalar as velhas estruturas do samba através do corpo.

Como disse o carnavalesco da Mangueira, Leandro Vieira, uma rainha emplumada, coberta de cristais e seminua quer ser vista, mas uma rainha que atua e interpreta, quer ser ouvida. Ele tem razão e soube conduzir o percurso de sua musa na Avenida, usando a participação dela no desfile não como um enfeite, mas como reforço da história contada pelo enredo na Marquês de Sapucaí.  A evolução transgressora de Evelyn não ficou imune a críticas mas, como diz o samba-enredo da escola, com letra narrada na primeira pessoa pelo próprio Jesus, “Mangueira / Vão te inventar mil pecados / Mas eu estou do seu lado / E do lado do samba também”.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.