Imagem Blog

Daniela Alvarenga Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Daniela Alvarenga, médica, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia
Continua após publicidade

Festival de Cannes: cabelos grisalhos no tapete vermelho

Aprenda os cuidados para deixar os cabelos brancos como o de Andie MacDowell, Jodie Foster e Helen Mirren

Por Daniela Alvarenga Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 9 jul 2021, 15h42 - Publicado em 9 jul 2021, 15h31

O orgulho prateado está dando o tom da beleza do momento no Festival de Cannes, que começou na terça-feira. A começar pela grande homenageada do evento, Jodie Foster, que recebeu prêmio pelo conjunto da obra. Aos 58 anos, ela apareceu já na noite de estreia com discretos fios brancos ao redor do rosto, misturados ao tom louro de seu cabelo. Make e penteado simples, com um vestido off White, simples e elegante, Givenchy no melhor estilo menos é mais.

No dia seguinte, a eterna musa Andie MacDowell roubou a cena com seu cabelo grisalho. O tom do vestido Prada, azul prateado, parecia casar com o visual. A atriz, aos 63 anos, mantém o mesmo estilo que a consagrou nos anos 80 e 90 como a estrela do filme “Sexo, mentiras e videotape” (1989): o cabelo longo, cacheado e com volume, só que agora prateado. Em entrevista recente ao The Drew Barrymore Show, ela contou que decidiu experimentar o look grisalho na pandemia a conselho de suas filhas, Rainey, de 30 anos, e Margaret, de 26. “Eu não estava pintando meu cabelo e você podia ver minhas raízes, e minhas filhas ficavam me dizendo que eu parecia incrível. E aquela ideia de que eu poderia ficar incrível realmente me atraiu”, disse ela, que descreve a cor de seus cabelos como prata sexy, “Sou uma raposa prateada”.

Outra atriz que roubou a cena em Cannes com os cabelos brancos foi Helen Mirren. Com um look total amarelo da Dolce & Gabbana, a vencedora do Oscar, de 75 anos, estava belíssima, com um poderoso colar de esmeraldas e um rosto intocável, com todas as marcas da idade que fazem dela uma das melhores atrizes de sua geração.

O chamado orgulho prateado tem inspirado mulheres no mundo inteiro desde o início do lockdown, no ano passado, quando muitas se viram sem poder retocar suas raízes. O que vemos hoje no tapete vermelho é reflexo deste exercício das mulheres de se permitirem aparecer de outra maneira experimentado por muitas na pandemia. Pudemos ver no tapete vermelho também rugas mais à mostra, uma beleza com mais naturalidade. Não é sobre ser contra ou a favor. Não é sobre achar bonito ou não. É sobre a liberdade e o direito de escolher usar seu cabelo como bem entender, da cor que quiser, com o corte que lhe cair melhor. E ter a pele com mais ou menos rugas, se assim preferir. O importante é estarmos saudáveis e felizes, sem obrigações impostas pelas sociedade.

Continua após a publicidade

Para quem já está com os fios brancos, grisalhos ou pretende começar a deixar de pintar, listei aqui algumas dicas para manter os fios saudáveis e bonitos. Porque pintado ou não, um cabelo bem cuidado faz toda a diferença.

  1. XAMPU SILVER: Uma vez por semana, aplique um xampu específico para cabelos brancos,contendo Purple Flowers, como os de linha Silver, em geral de cor violeta. Estes produtos neutralizam a cor e evitam que o cabelo fique amarelado pela exposição ao sol, preservado o tom prateado e dando brilho. Na rotina da lavagem diária, escolha produtos menos agressivos, já que os fios brancos são mais sensibilizados exatamente pela falta de melanina.
  2. EVITE SOL: Quando exposto ao sol, o cabelo pode “queimar” e ganhar um aspecto amarelado. Por isso, proteja os fios com bonés e chapéus, dando preferência aos com tecido de proteção UV, e aposte em coques e rabos de cavalo. Aplique produtos com proteção solar sempre que sair de casa – hoje existem muitas opções no mercado, vale a pena ter como hábito. Quando estiver na praia ou piscina, reaplique o produto sempre que mergulhar ou de duas em duas horas.
  3. HIDRATE: Para evitar que os cabelos brancos fiquem opacos e sem vida, muitas vezes mais cinza do que prateado, é preciso usar com certa frequência máscaras de tratamento e em hidratações profundas semanais, para que os fios recuperem proteínas e aminoácidos.
  4. QUÍMICA E CALOR: Por serem mais sensibilizados, os cabelos grisalhos e brancos devem se manter longe de processos químicos agressivos, como progressivas em excesso. Não exagere também no excesso de calor com o uso frequente de secador, baby liss e chapinha e, sempre que usar estes aparelhos, aplique um bom protetor térmico.
  5. SUPLEMENTAÇÃO: São muito bem-vindos os suplementos com Dimpless, PQQ, Catalase e Glidodin para cuidar da saúde e qualidade dos fios brancos de dentro para fora.

 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.