Clique e Assine a partir de R$ 6,90/mês
Daniela Alvarenga Por Daniela Alvarenga, médica, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia

Marc Jacobs quebra tabu ao revelar nas redes cirurgia plástica

Estilista americano posta selfies na hospital e mostra sua recuperação, encorajando outros homens a falar sobre beleza com transparência

Por Daniela Alvarenga Atualizado em 13 ago 2021, 16h12 - Publicado em 13 ago 2021, 16h10

Faz poucos anos que começamos a ver homens falar em público sobre procedimentos de beleza (Leia aqui: Os tratamentos mais procurados pelos homens), como implante capilar  (Leia aqui: A evolução do transplante capilar), bioestimulação de colágeno (Leia aqui: Gianecchinni e a bioestimulação de colágeno) e até a chamada harmonização facial (Leia aqui: 10 dicas para não se arrepender). Mas falar sobre cirurgia plástica para eles ainda é um tabu, se compararmos às mulheres. Enquanto as jovens influencers (Leia aqui: Viih Tube e a lipo LAD) costumam fazer até um diário virtual com vídeos tirando dúvidas dos seguidores, a postura ainda não é tão comum entre os homens. Mas eis que o estilista americano Marc Jacobs decide postar no Instagram fotos sobre a cirurgia de lifting facial à qual ele se submeteu no fim de julho, encorajando uma nova era de transparência sobre a questão.

Sem cerimônias, o estilista de 58 anos, pioneiro em quebrar tabus, postou uma selfie no hospital com a cabeça toda envolvida em curativos e sangue sendo drenado. Na legenda, ele marcou o médico responsável, dr. Andrew Jacono, e escreveu uma hashtag mandando a gravidade para os ares e outra enaltecendo o lifting. Nos comentários, centenas de fãs e celebridades parabenizaram Marc Jacobs não apenas pela cirurgia mas por falar com honestidade e senso de humor sobre o tema.  “Transparência é tudo”, disse a stylist June Ambrose. “Lutar contra o estigma é a verdadeira moda Marc Jacobs”, comentou a escritora Jolene Edgar. A imagem foi curtida por mais de 50 mil pessoas.

No dia seguinte, Jacobs postou uma foto deitado numa cabine de oxigenoterapia hiperbárica (OHB), que auxilia processos de cicatrização. O tratamento submete o paciente à inalação de oxigênio puro em uma pressão maior que a pressão atmosférica, dentro de uma câmara hermeticamente fechada e de paredes rígidas. Na legenda, ele escreveu: “Botando a oxigenação em dia”. Uma das melhores amigas do estilista, a supermodelo Naomi Campbell comentou:  “Tenha uma feliz recuperação. Mal posso esperar para ver o resultado”. No terceiro dia após a cirurgia, Jacobs mostrou mais uma selfie sobre o tema, sem curativos, para falar que ainda estava inchado, que ainda tinha alguns hematomas e cicatrizes se formando. Sem deixar de lado o bom humor, ele escreveu em uma das hashtags: “Adeus, pescoço de galinha”.

Em entrevista à Vogue americana, dr. Andrew Jacono, o cirurgião plástico, comentou sobre a importância da atitude do estilista de revelar o procedimento: “A grande frustração é que as pessoas públicas que têm meios para se cuidar parecem ser mutantes genéticos, e fazem o resto de nós sentir que não estamos à altura. Mas a verdade é que há um certo ponto na vida onde você não pode consertar as coisas sem cirurgia. As pessoas que parecem bem nunca falam sobre isso, então só aumenta a confusão. Quando alguém com o status de Marc está compartilhando, isso ajuda as pessoas a perceberem que existem coisas que todos nós podemos fazer para nos manter e melhorar nossa aparência. Ele envia uma mensagem às pessoas: Sim, é possível se parecer com você, não é tão ruim quanto você pensa, e você pode obter os resultados que deseja sem parecer que fez uma cirurgia plástica ruim”.

Com 1.6 milhão de seguidores no Instagram, Jacobs sabe que sua atitude contribui para quebrar o estigma da cirurgia plástica e dos procedimentos de beleza. Ele não é o único estilista ou homem famoso a cuidar com afinco da beleza, mas talvez seja o primeiro a mostrar com naturalidade. Não é uma questão de admitir que fez. Ele não “admitiu”, ele decidiu contar em tempo real, quebrando o tabu de que é errado se cuidar, de que é feio desejar manter uma aparência mais jovem, de que qualquer cuidado de beleza deve ser um segredo. Numa atitude que pode parecer muito simples em tempos de compartilhamento da rotina nas redes, Jacobs transgrediu, reforçando o espaço de liberdade sobre fazer o que se quer e falar sobre o que todo mundo esconde. Por mais transparência na beleza!

 

 

Continua após a publicidade

Publicidade