Imagem Blog

Daniela Alvarenga Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Daniela Alvarenga, médica, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia
Continua após publicidade

Beleza: 10 dicas para se cuidar no verão

Não pense que basta passar só filtro solar na praia para ter pele e cabelos saudáveis no verão!

Por Daniela Alvarenga Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
24 dez 2020, 11h07

No verão é preciso ficar de olho na saúde da pele, afinal, é nesta época do ano que corremos em direção à praia ou piscina para pegar aquele solzinho gostoso e dar um upgrade no bronzeado. O que muita gente não sabe é que não basta apenas caprichar no uso do filtro solar nesta época do ano para fugir do ressecamento, das rugas e da pele “descascada”. Por isso, listei 10 dicas para deixar a sua pele em dia com a saúde e a beleza – incluindo, claro, orientações para usar o protetor de forma mais eficaz:

1. Beba bastante água. Leve em consideração alguns fatores importantes, como a necessidade hídrica do organismo, que varia de indivíduo para indivíduo. Em média, beba 2 litros de água por dia.  

2. Use filtro solar diariamente. Nunca use um fator menor que 30 FPS. O filtro deve ser usado mesmo em casa, por conta da incidência dos raios ultravioleta e dos “estimuladores” das manchas como secador de cabelos, fogão, ferro de passar roupa, luminárias, computadores e celulares. 

3. Aplique o filtro solar 30 minutos antes da exposição solar direta. O filtro demora um certo tempo para ser absorvido pela pele e formar um “filme” protetor. Reaplique o filtro solar a cada duas horas, quando estiver em exposição solar, seja ao ar livre, na piscina ou na praia. É  importante também o uso de chapéu, roupas com fato de proteção UV e óculos escuros. O uso de óculos ajuda a prevenir o “pé-de-galinha” que se forma ao redor dos olhos em função da contração muscular que ocorre com a alta luminosidade. Uma mistura de pomada Bepantol com óleo de côco duas vezes ao dia é uma ótima pedida para hidratar e recuperar a região das pálpebras, diminuindo a formação de rugas. 

4. Hidrate sempre o corpo depois do banho. A exposição solar agride e resseca a pele, daí a importância da hidratação. Uma boa dica é colocar algumas gotas de óleo de amêndoa doce no creme para aumentar a hidratação e acrescentar ampola de vitamina C para regeneração. Isso ajuda a prolongar o bronzeado. 

Continua após a publicidade

5. Proteja os cabelos com filtro solar capilar. Use chapéus e bonés e prenda os fios em coque ou rabo. A cada mergulho no mar ou piscina, se possível, enxague com água doce e reaplique o protetor capilar. Faça hidratação com máscaras de nutrição, mesmo que em casa, ao menos uma vez por semana. 

6. Lave o rosto após a praia e piscina. Se chegar em casa e não for tomar banho imediatamente, é bom lavar o rosto com o sabonete diário específico para a face para retirar o excesso de sal ou cloro, impurezas, suor e filtro solar. Ajuda a prevenir cravos e espinhas. 

7. Aumente a ingestão de alimentos contendo betacaroteno: cenoura, batata-doce, brócolis, espinafre, tangerina. O betacaroteno estimula a produção de melanina, pigmento natural da pele, e acaba funcionando como uma proteção intrínseca para o sol. 

8. Cuide muito bem das manchas de pele porque elas ficam ainda mais intensas no verão, como um efeito bola de neve. Portanto, tratamentos de clareamento e redução de manchas devem, sim, ser feitos no verão mediante acompanhamento médico.

Continua após a publicidade

9. Use e abuse de água termal no rosto e cabelo, sempre que sair do mar ou da piscina. E não se esqueça de, em seguida, reaplicar o filtro. 

10. Trate a pele à noite. Não abra mão dos tratamentos noturnos com substâncias antioxidantes, hidratantes, regeneradoras e clareadoras para lutar contra os malefícios que o sol acaba trazendo.

 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.