Imagem Blog

Confesso que Comi Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Blog
Blog de gastronomia
Continua após publicidade

Secretaria de Cultura vai criar Comissão de Gastronomia

Entre as funções do grupo está a criação de políticas públicas para o setor e o fortalecimento das tradições culinárias regionais

Por Fábio Codeço Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 7 jun 2017, 15h44 - Publicado em 7 jun 2017, 15h41

Nesta quinta (8), às 18h30, a Secretaria de Estado de Cultura lança, na FACHA, o edital público para eleger a primeira Comissão de Gastronomia do Estado do Rio de Janeiro. Iniciativa conjunta da Superintendência de Economia Criativa, da Incubadora Rio Criativo e da Comissão de Cultura da Alerj, a comissão é uma das diretrizes propostas no Marco Referencial da Gastronomia como Cultura do Estado do Rio de Janeiro (Lei 7180/2015), que tem como objetivo abordar a gastronomia como manifestação político-cultural e fortalecer as culturas alimentares regionais, as atividades produtivas, comerciais, educacionais e artísticas ligadas à comida, a sociedade e o território.

A partir do documento, vinte representantes da sociedade civil serão eleitos para compor um grupo de trabalho junto a sete representantes do Poder Executivo, um representante do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional do Estado, e um da Comissão de Cultura da Alerj. Eles terão a incumbência de acompanhar as diretrizes da lei, conferir o selo Gastronomia é Cultura e fomentar a Semana da Gastronomia do Estado do Rio, que ocorrerá na terceira semana de setembro. Participam do pleito lideranças que atuam, por exemplo, com Quilombolas, Mulheres, Direito Humano à Alimentação e Agricultura Familiar. As candidaturas serão aceitas entre os dias 8 de junho e 19 de julho.

Além da candidatura às representações de segmentos ligados à Alimentação e Cultura, o público poderá participar como eleitor para eleger os membros da comissão. O evento contará com as presenças do Secretário de Cultura, André Lazaroni, do presidente da Comissão de Cultura da Alerj, Zaqueu Teixeira, e representantes do Grupo de Trabalho Gastronomia como Cultura, responsável pela elaboração do Marco Referencial.

As informações completas sobre o processo de eleição do edital serão divulgadas durante o lançamento e estarão disponíveis na página da secretaria de cultura.  

Para conhecer o Marco Referencial da Gastronomia como Cultura, clique aqui.  

Continua após a publicidade

Cronograma:

Cadastro de eleitores e candidatos: 08/06/2017, às 10h a 19/07/2017, às 18h;

Publicação dos Eleitores e Candidatos habilitados: 25/07/2017, às 10h;

Votação: de 07/08/2017, às 10h, a 11/08/2017, às 18h;

Continua após a publicidade

Resultado da votação: 15/08/2017, às 11h.

Serviço

Quinta (8),  às 18h30.

FACHA. Rua Muniz Barreto, 51, Botafogo (Auditório Barbosa Lima Sobrinho). Tel.: 2102-3131. 

Continua após a publicidade

Entrada franca.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.