Imagem Blog

Confesso que Comi Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Blog
Blog de gastronomia
Continua após publicidade

Kampai (um brinde ao Azumi!)

Um dos melhores endereços de comida japonesa do Rio – e um dos únicos autênticos – o bom e velho Azumi comemora 25 anos este mês. Para celebrar, a família Ohrara, proprietária do negócio fundado pelo patriarca, Isao, em 1989, elaborou um menu especial onde reúne clássicos do cardápio. Disponível até o dia 30 de […]

Por fabiocodeco
Atualizado em 25 fev 2017, 18h39 - Publicado em 27 Maio 2014, 17h22

Um dos melhores endereços de comida japonesa do Rio – e um dos únicos autênticos – o bom e velho Azumi comemora 25 anos este mês. Para celebrar, a família Ohrara, proprietária do negócio fundado pelo patriarca, Isao, em 1989, elaborou um menu especial onde reúne clássicos do cardápio. Disponível até o dia 30 de maio, o menu é composto de oito etapas e custa R$ 200,00 por pessoa (servido para um mínimo de duas pessoas). Confira o percurso completo:

Ika sauté: clássico da casa, o prato está no menu comemorativo

Ika sauté: clássico da casa, o prato está no menu comemorativo

Goma ae: espinafre, agrião ou shungiku no vapor com molho de shoyu e gergelim

Neguima: espeto de frango com alho-poró

Usuzukuri: fatias finas de peixe branco ou salmão ao molho da casa

Tekka nasu: berinjela frita ao molho de misso adocicado

Continua após a publicidade

Ika sauté: lula e shiitake sautée à moda da casa, levemente picante

Shiromi sakana age: tempurá de peixe com recheio de ameixa japonesa

Sushis: à escolha do chef

Misso shiru: sopa de soja

 

Continua após a publicidade

Embaixada japonesa no Rio

Patrimônio gastronômico carioca, o Azumi é mais que um restaurante. Em seus salões simples e pequeninos, mas muito acolhedores, a casa permite vivenciar um pouco da cultura do Japão sem sair da cidade. Os televisores exibem programas locais do país asiático, funcionários japoneses se comunicam no idioma materno e a cozinha é a mais autêntica expressão da culinária nipônica que se pode encontrar por aqui. Gosto de sentar no balcão ao redor da grelha. Dá gosto de ver a habilidade do funcionário ao manipular ostras (começo sempre por elas, grelhadas, em molho à base de saquê), lulas, polvos e outras iguarias, como a bochecha de peixe olho de boi grelhada, disputadíssima pela clientela mais assídua. Só vê-lo em ação já valeria a visita. Costumo seguir com sashimis – pergunto sempre pelo peixe do dia, aquela raridade, fresquinha, que nunca é mencionada no cardápio – depois, quem sabe, um tartare de autm (ou de sardinha, se for a época), a tempura de peixe branco envolvida em erva japonesa, servida com molho de ameixa, e o imperdível ika sauté.

É que o cardápio é extenso e repleto de delícias. E de deixar perdido qualquer marinheiro de primeira viagem – só de comida são 300 opções. Numa primeira visita, aconselho adotar uma tática infalível. Observe os comensais mais antigos sentados ao seu lado – eles sempre estarão lá – preste atenção nos pedidos deles (eles nunca olham o cardápio) e peça igual. Pronto. Além de ir direto às especialidades, a probabilidade de  fugir das obviedades e adentrar de verdade na gastronomia japonesa tradicional é sempre maior.

Como se não bastasse a qualidade da comida, o comensal ainda é recebido com um serviço extremamente eficiente – qualquer funcionário conhece o cardápio inteirinho e é capaz de explicar com naturalidade cada prato. Sem falar na presença imponente e segura da matriarca, Yumiko, da placidez do patriarca, Isao, e do zelo de Alissa e o irmão, Hajine, nos bastidores – ela na cozinha, ele na administração. Um lugar para se ter na memória e voltar muitas vezes, não só  a cada aniversário.

AZUMI

Continua após a publicidade

Rua Ministro Viveiros de Castro, 127, Copacabana, Tels.: 2541-4294 e 2295-1098

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.