30 anos de Gula

Quando surgiu, em 24 de fevereiro de 1984, numa pequena lojinha na Rua Rita Ludolf, no Leblon, o Gula Gula não passava de uma despretensiosa empreitada. Ideia de um aposentado entediado que decidira ocupar seu tempo vago entre o balcão e a cozinha de uma gourmandise. O objetivo era que a clientela comprasse os produtos […]

Gula Gula_Salada de palmito baixa

Quando surgiu, em 24 de fevereiro de 1984, numa pequena lojinha na Rua Rita Ludolf, no Leblon, o Gula Gula não passava de uma despretensiosa empreitada. Ideia de um aposentado entediado que decidira ocupar seu tempo vago entre o balcão e a cozinha de uma gourmandise. O objetivo era que a clientela comprasse os produtos para consumir em casa, mas a simpatia do senhor Fernando de Lamare, um engenheiro químico apaixonado por gastronomia, foi prendendo a freguesia. Logo o local virou ponto de encontro dos moradores do bairro e as cinco mesinhas ficaram cada vez mais concorridas. De lá para cá, muita coisa mudou e o Gula, como o chamam os fregueses mais íntimos, cresceu. E com cresceu. Aos 30 anos, a rede engloba 17 lojas, que vendem 160 mil refeições por mês e faturam 100 milhões de reais por ano. Esta trajetória é relatada pela jornalista Alice Granato no livro Gula Gula – Cozinha Carioca, lançado pela editora Réptil na última quinta (4). Além de textos saborosos e depoimentos de gente entendida em gastronomia, o livro, ilustrado com belas fotos de André Rodrigues e Eduardo Muruci, traz uma inovação: seis das trinta receitas publicadas trazem um código QR que permite acessar, via tablet ou smartphone, vídeos com a chef executiva Nanda de Lamare, neta do fundador, explicando o passo-a-passo de hits da casa. Ficou com água na boca? Então clique nos links abaixo, arregace as mangas e mãos à obra.

Browine

Picadinho Sr. Wilson

Salada de couscous com salmão

Folhado de bacalhau

Quiche de brie com damasco

Rocambole de nozes com baba de moça

 

Gula Gula_Capa do livro Ficha técnica

Editora: Réptil
Coordenação editorial: Luiza Figueira de Mello
Coordenação de conteúdo: Igor Quintella
Texto: Alice Granato
Receitas: Nanda de Lamare
Projeto gráfico: 19 Design
Produção editorial: Amanda Meirinho
Ilustrações: Pacha Urbano e Igor Quintella
Fotografia: Estúdio RioFoto
Páginas: 160
Preço de capa: R$ 68,00

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s