Imagem Blog

Cervejinha Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Blog
Da produção aos estilos, tudo que você precisa saber sobre o universo das cervejas especiais, por Carolina Barbosa
Continua após publicidade

Reality show Eisenbahn Mestre Cervejeiro estreia quinta (26)

Com oito episódios semanais de trinta minutos, o programa, a ser exibido às 23h30 no canal TNT, terá nove participantes. Saiba quem são eles

Por Carolina Barbosa Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 24 out 2017, 15h28 - Publicado em 23 out 2017, 18h44

Nesta quinta (26), às 23h30, estreia no canal de TV por assinatura TNT o reality show Eisenbahn Mestre Cervejeiro, promovido pela cervejaria Eisenbahn, de Blumenau (Santa Catarina). Com episódios de trinta minutos, o programa nada mais é do que a oitava edição da tradicional competição organizada pela cervejaria que, até então, acontecia longe das telas. Nesta versão inédita, criada pela Endemol Shine Brasil, o objetivo é estender o alcance do conhecimento cervejeiro para um público que vai além dos especialistas e entusiastas, além de descobrir e valorizar a autêntica cerveja artesanal brasileira.

Em julho, durante o período das inscrições, centenas de participantes enviaram garrafas com suas receitas de estilo American Pale Ale (popularmente conhecida como APA) à organização. Após passarem por  um equipamento avançado de avaliação de cerveja (intitulado Beer Analyser), as amostras foram degustadas, no início de agosto, por um júri técnico, que se valeu de critérios como aparência, aroma, sabor e fidelidade ao estilo proposto para selecionar as finalistas. Como resultado, nove cervejeiros caseiros foram eleitos para a primeira temporada do programa.

Ao longo de oito episódios, o reality show vai mostrar os conhecimentos cervejeiros dos participantes, desde as habilidades para harmonização até o entendimento acerca da produção de cervejas artesanais. À frente da avaliação das performances estarão os jurados Bia Amorim (sommelière e colunista nos sites Papo de Homem e Farofa Magazine), Juliano Mendes (sócio-fundador e Diretor de Vendas Marketing da Cervejaria Eisenbahn, além de consultor do segmento) e Sady Homrich (baterista da banda gaúcha Nenhum de Nós e especialista em cervejas), além de Kathia Zanatta (sócia do Instituto da Cerveja Brasil), convidada como jurada especial no primeiro capítulo.

A atração terá reprises às terças e aos sábados, ao meio dia e meio. Vale ressaltar que em função do tempo de produção da cerveja (cerca de 25 dias), apenas os finalistas passarão pela prova de produção e envase do líquido em uma cervejaria da marca. O dono da receita campeã será premiado com a produção e distribuição de sua cerveja numa edição especial de Eisenbahn, em 2018, e visitará ainda uma rota cervejeira em Munique, na Alemanha.

Veja o perfil dos nove participantes:

Alan Daniel Weiss, 32 anos
De sobrenome homônimo a um estilo de cerveja (Weiss), o analista de sistemas gaúcho e radicado em Curitiba (PR) estudou produção de cerveja na paranaense Bodebrown e se tornou sommelier de cervejas pela Universidade Positivo.

Continua após a publicidade

Fernando Azevedo, 32 anos
Com mais de cinquenta brassagens no currículo, o engenheiro mecânico, natural de Bragança Paulista (SP), especializou-se em cursos básicos e avançados de cerveja caseira, é sommelier de cerveja e mestre em estilos.

Gustavo Cruz, 32 anos
Autodidata no ramo de produção, o publicitário de Campina Grande (PB) é apaixonado por criar novas receitas da bebida.

Gustavo Reis, 36 anos
Mineiro que vive atualmente em São Caetano do Sul (SP), o engenheiro mecânico já fez curso de produção caseira e recebeu os convidados de seu casamento com uma India Pale Ale (IPA) de sua autoria.

Ivan Tozzi, 43 anos
Fabricação de Cerveja e Off Flavors e workshops sobre malte, lúpulo, água, levedura estão entre os estudos buscados pelo jornalista paulistano, que ainda mergulhou em disciplinas como química, física, biologia e história para aprimorar seus conhecimentos no universo cervejeiro.

João Biato, 26 anos
Com uma bagagem de mais de cem brassagens, o advogado de Ribeirão Preto  fez um curso básico no Senac, um módulo de produção caseira no EDUK e formou-se técnico em Cervejaria pela Escola Superior de Cerveja e Malte, de Blumenau.

Continua após a publicidade

Lucas Ladwig, 31 anos
De Florianópolis, o designer  participou de cursos de fabricação caseira, lúpulo, análise sensorial, lambics e sours e até uma versão que ensina a montar sua própria cervejaria.

Raul Rangel, 27 anos
Mais um autodidata, o turismólogo de Natal vive em Ubatuba (SP) e acumula mais de 50 brassagens realizadas.

Rodrigo Teixeira, 36 anos
O carioca radicado em Vitória (ES) é educador físico e também aprendeu sozinho a arte de produzir a bebida.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.