Clique e assine por apenas 7,90/mês
Cervejinha Por Blog Da produção aos estilos, tudo que você precisa saber sobre o universo das cervejas especiais, por Carolina Barbosa

Instituto da Cerveja Brasil abre inscrições para cursos no Rio

As vagas são para os módulos de sommelier e tecnologia cervejeira

Por Carolina Barbosa - 26 out 2017, 16h27

Referência em educação cervejeira do país, o Instituto da Cerveja Brasil (ICB) abre as inscrições para o curso Avançado de Tecnologia Cervejeira e de Sommelier de Cervejas em parceria com a Universidade de Weihenstephan, da Alemanha. Esse último módulo terá início em 11 de novembro e será realizado aos fins de semana.

Com carga horária de 124 horas, o programa (R$ 5 000) inclui aulas com grandes nomes do mercado cervejeiro, a exemplo de Martin Zarnkow (Dr. PhD, chefe do Depto. de Pesquisa e Des. da Universidade de Weihenstephan), Alfredo Ferreira (Mestre Cervejeiro – Ex Schincariol e Heineken), Marcus Dapper (Mestre Cervejeiro – Ex Baden Baden e atualmente à frente da Dama Bier), Marcelo Barga (Engenheiro de Bioprocessos e Biotecnologia – Proprietário da Bio4) e Wesley Beirigo (Responsável pela área de Envase da Ambev na América Latina), além de Rejane Hansen e Camila Ferrari (ambas da  HEINEKEN Brasil, responsáveis por microbiologia e melhores práticas).

No decorrer das aulas, os temas abordados serão: processo de fabricação de mosto, fermentação e maturação, filtração, envase, qualidade físico-química, qualidade sensorial, qualidade microbiológica, análise sensorial e off-flavours, matemática cervejeira e desenvolvimento de receitas.

Estão abertas ainda as inscrições para o curso de Sommelier de Cervejas (R$ 4 000). Com início em 24 de fevereiro de 2018, o intensivo tem duração de 88 horas e formação certificada pela Associação Internacional de Sommelier da França. No conteúdo, história da bebida, técnicas de degustação, matérias-primas utilizadas em sua produção, processo de fabricação e famílias das cervejas, as diferentes escolas cervejeiras, análise sensorial, técnicas de harmonização e de elaboração de carta de cervejas, visita a uma microcervejaria, entre outros. “Hoje, o Rio é o nosso maior segundo mercado em termos de demanda por educação cervejeira. Isso só mostra a força da cidade para o cenário cervejeiro do Brasil”, reforça Estácio Rodrigues, sócio do ICB.
Serviço:

Tecnologia Cervejeira –  (clique aqui para se inscrever)
• FDS 1 – 11 e 12 de novembro
• FDS 2 – 24 (sexta-feira, 19h às 23h), 25 e 26 de novembro
• FDS 3 – 09 e 10 de dezembro
• FDS 4 – 13 e 14 de janeiro
• FDS 5 – 27 e 28 de janeiro
• FDS 6 – 17 e 18 de fevereiro

Sommelier de Cervejas – (clique aqui para se inscrever)
• FDS 1 – 24 e 25 de fevereiro
• FDS 2 – 24 e 25 de março
• FDS 3 – 28 e 29 de abril
• FDS 4 – 26 e 27 de maio
• FDS 5 – 15, 16 e 17 de junho

Publicidade