Imagem Blog

CASACOR Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Tendências de decoração, arquitetura, design e paisagismo com curadoria
Continua após publicidade

Banheiros clássicos voltam à decoração mais elegantes do que nunca

Com peças tradicionais e elementos luxuosos, esses espaços voltaram com uma releitura mais contemporânea e focada no bem-estar

Por Yeska Coelho/CASACOR
Atualizado em 1 set 2021, 12h13 - Publicado em 1 set 2021, 10h00
Banheiros clássicos voltam à decoração mais elegantes do que nunca
(Gregory Abbate/Veja Rio)

Os banheiros clássicos estão de volta, mostrando que é possível conciliar uma atmosfera retrô a um estilo moderno e elegante. A reinvenção desses espaços é marcada pelo uso de materiais e texturas provençais, que criam um verdadeiro refúgio cheio de personalidade e voltado para o descanso.

Banheiros clássicos voltam à decoração mais elegantes do que nunca
(Maisons Du-Monde/Veja Rio)

O estilo clássico é marcado por uma composição robusta (por vezes rústica) que tem a elegância e sofisticação como seu principal pilar. O luxo também é uma forte marca, com ideias espertas de peças atemporais que chamam a atenção.

Banheiros clássicos voltam à decoração mais elegantes do que nunca
(Meghan Taylor/Veja Rio)

As banheiras entram em cena como aliadas para compor os banheiros clássicos representando esse lado mais luxuoso, mas também aconchegante. A grande mudança é que se antes esses banheiros eram associados a grandes templos de beleza, hoje, a ideia é trazer esse estilo mesmo em ambientes menores e mais minimalistas. A preocupação com o descanso e bem-estar também entrou na pauta desses ambientes na nova era.

Continua após a publicidade
Haman Spa. Bianca da Hora - CASACOR Rio de Janeiro 2021
Haman Spa. Bianca da Hora – CASACOR Rio de Janeiro 2021 (André Nazareth/Veja Rio)

Essa tendência pôde ser observada este ano na CASACOR Rio de Janeiro 2021, em ambientes como o Haman Spa de Bianca da Hora. Ela aliou o conforto do banheiro com peças mais retrôs para trazer elegância ao projeto. A arquiteta inovou fazendo uso de uma paleta clara e itens da moda, como o pendente e as plantas no espaço – a técnica conhecida como Shower Plants.

Beto Figueiredo e Luiz Eduardo Almeida – Sala de Banho Deca.
Beto Figueiredo e Luiz Eduardo Almeida – Sala de Banho Deca. (André Nazareth/Veja Rio)

Outro projeto que inovou com um banheiro clássico foi a Sala de Banho Deca de Beto Figueiredo e Luiz Eduardo Almeida. Os especialistas trouxeram um espaço elegante com peças nobres como azulejaria portuguesa e uma banheira de mármore que teria pertencido à Imperatriz Teresa Cristina. Para inovar, o banheiro ganhou descontração com interferências contemporâneas e uma grande árvore plantada bem no centro do espaço, trazendo a natureza de um jeito único e transformador.

Banheiros clássicos voltam à decoração mais elegantes do que nunca
(Roberto Ruiz/Veja Rio)

O protagonismo de itens de metal e cores acobreadas sempre foi uma característica forte dos banheiros clássicos. Essas texturas foram preservadas, mas agora aparecem conciliadas a itens mais neutros e sem tanto destaque, apenas para trazer a lembrança do clássico do passado com a de um décor contemporâneo.

Banheiros clássicos voltam à decoração mais elegantes do que nunca
(CASACOR/Veja Rio)

A praticidade também virou regra na criação de um banheiro clássico contemporâneo. Trazer itens elegantes e bonitos e conseguir conciliar com elementos que tragam mais facilidade para os moradores é o desejo de todos. O uso de grandes espelhos também entrou na moda para banheiros, especialmente naqueles de metragens reduzidas, para trazer máxima amplitude e sofisticação aos espaços.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.