Imagem Blog

Bruno Chateaubriand Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Bruno Chateaubriand, jornalista
Continua após publicidade

Rainhas que encantam

Jornalista Leonardo Bruno lança livro com relatos de mulheres que romperam barreiras do machismo e do racismo

Por Bruno Chateaubriand Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 24 nov 2021, 14h20 - Publicado em 24 nov 2021, 08h22

Mulheres com vozes potentes e de histórias inspiradoras como: Alcione, Beth Carvalho, Clara Nunes, Dona Ivone Lara e Elza Soares se tornaram os personagens do novo livro do jornalista Leonardo Bruno. Em o Canto de rainhas, o autor investiga a trajetória dessas cinco mulheres, mostrando como romperam as barreiras do machismo e do racismo para chegar ao topo.

Mas vai além: reúne informações preciosas sobre suas antecessoras, sobre outras representantes de sua geração e sobre sambistas que, direta ou indiretamente, sofreram sua influência. De Tia Ciata a Mart’nália, de Chiquinha Gonzaga a Leci Brandão, de Clementina de Jesus a Fabiana Cozza, muitas são as artistas homenageadas. O  Canto de rainhas chega às lojas, hoje,  pela Agir e inclui texto de orelha de Teresa Cristina, prefácio de Flávia Oliveira e ilustrações de Vanessa Ferreira, conhecida nas redes sociais como Preta Ilustra.

Para escrever o livro, o autor que está lançando seu quinto livro, realizou entrevistas com dezenas de mulheres ligadas ao samba. Recorreu a uma vasta bibliografia, formada por periódicos, títulos de pesquisadores da música e obras de referência de grandes teóricas do feminismo negro, como Patricia Hill Collins, Bell hooks, Jurema Werneck e Djamila Ribeiro. Assim, com uma prosa saborosa, Leonardo montou um verdadeiro quebra cabeça e montou um bate-papo, através de declarações para a imprensa,  entre musas do samba. É possível encontrar uma conversa entre Clara Nunes e Alcione, sobre o início de carreira de ambas, no primeiro capítulo do livro.

O lançamento acontece hoje, quarta-feira, 24/11, com sessão de autógrafos na Livraria da Travessa de Ipanema e dia 30/11 em São Paulo, na livraria Vila da Fradique Coutinho.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.